Sobe com sucesso o 1º voo comercial ao espaço da Virgin Galactic; assista
O 1º voo comercial da Virgin Galactic ao espaço foi concluído com sucesso nesta quinta-feira (29).
Batizada de Galactic 01, a missão decolou por volta de meio-dia no Brasil. A expedição durou cerca de 20 minutos. Trata-se de um voo suborbital, ou seja, a espaçonave subiu até um ponto máximo e depois retornou ao solo. Assista à transmissão completa da expedição:
Antes, a companhia de Richard Branson havia conduzido somente voos de teste com a VSS Unity, espaçonave utilizada na missão de hoje. O feito representa um momento importante para os planos da empresa.
“As missões de pesquisa da Virgin Galactic darão início a uma nova era de acesso repetível e confiável ao espaço para instituições governamentais e de pesquisa nos próximos anos”, disse o CEO da Virgin Galactic, Michael Colglazier, em um comunicado.
A expedição levou dois pilotos, quatro passageiros e 13 experimentos para coletar dados médicos e de radiação cósmica, bem como estudar a dinâmica dos fluidos. A tripulação teve a oportunidade de experimentar alguns minutos com ausência de gravidade e de olhar a vista pelas janelas do veículo.
Em vez de um foguete, a empresa usa um avião para suas missões: o modelo SpaceShip Two, batizado de VSS Unity. Um “porta-aviões”, o VMS Eve, transportou ele até certa 15 mil metros de altitude e o liberou ao espaço. Depois, o avião ativou seus motores e seguiu viagem por conta própria.
O voo de teste mais recente conduzido pela Virgin Galactic foi no dia 25 de maio, depois de quase dois anos de atualizações da frota para serviços de manutenção. Agora, a empresa espacial pretende realizar voos comerciais mensalmente, com o próximo previsto para o início de agosto.
Veja quem participou da Galactic 01
- Mike Masucci, comandante da unidade e ex-tenente-coronel da Força Aérea dos EUA
- Nicola Pecile, piloto da VSS Unity e ex-tenente-coronel da Força Aérea Italiana
- Walter Villadei, coronel da Força Aérea Italiana e comandante da missão “Virtude 1”
- Angelo Landolfi, médico e tenente da Força Aérea Italiana
- Colin Bennett, instrutor de astronautas na Virgin Galactic, responsável por treinar e preparar a força aérea italiana
- Pantaleone Carlucci, engenheiro do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, onde foi piloto por mais de 8 anos