Sobrevivência épica, terror psicológico e drama: “Yellowjackets” é a série do momento

No ar no Paramount+, “Yellowjackets” é uma história de sobrevivência que mistura terror psicológico e drama em torno de uma equipe de jogadoras talentosas de futebol do ensino médio
Yellowjackets
Imagens: Divulgação/Showtime

Ela é o momento! Considerada uma das melhores séries lançadas em 2021, “Yellowjackets” encerra a primeira temporada no domingo (16), na plataforma Paramount+. O drama é criado, dirigido e escrito por mulheres, e já está renovada para um segundo ano. 

“Yellowjackets” é uma história de um time de futebol feminino que sofre um acidente aéreo a caminho de um campeonato. Em 1996, o avião cai em uma floresta e as meninas precisam se virar para  se salvar enquanto o resgate não chega. A narrativa alterna momentos pós-acidente com outros 25 anos, quando acompanhamos algumas delas adultas e suas vidas com as marcas adquiridas por tudo o que aconteceu na floresta.

Há outra linha do tempo na narrativa. O ano é de 2021 e as mulheres sobreviventes daquele acidente tocam a vida da melhor maneira que podem, apesar do passado as assombrarem constantemente. Algo aconteceu naquela floresta, durante os 19 meses de vida selvagem antes do resgate; um segredo guardado a sete chaves.

Imagens: Divulgação/Showtime

Eis então outra característica marcante de “Yellowjackets”. O desenrolar da história é muito bem conduzido, sem acelerar ou enrolar demais. Cada episódio apresenta reviravoltas fundamentais tanto do passado, das adolescentes em luta para sobreviver, como do presente, delas adultas lidando com o medo de alguém vazar o que fizeram após o acidente.

As disputas normais entre adolescentes transformam-se numa luta pela sobrevivência e por um estilo de vida selvagem. A competitividade natural entre colegas torna-se louca, com atos de guerra, rituais animalescos, magia negra e canibalismo.

https://www.youtube.com/watch?v=mX22D65TqAs

Ao todo, são dez episódios criados e produzidos por Ashley Lyle e Bart Nickerson (“Narcos” e “Narcos: México”), a série é retratada como uma mistura de “sobrevivência épica, terror psicológico e drama”.

Descrito como uma mistura entre “Lost” e “O Senhor das Moscas”, entre outras coisas, tem sido super elogiado pela crítica. No Rotten Tomatoes, site que aglomera as classificações atribuídas pela imprensa especializada, tem 100% de textos favoráveis. No portal IMDb, numa escala de zero a dez, tem 8,1 de classificação.

 

“Está muito bem em termos de assinaturas de streaming”, disse Levine, em entrevista ao Deadline. “Foi a nossa segunda maior estreia em série em streaming e tem crescido a cada semana. 

Imagens: Divulgação/ShowtimeA primeira temporada da série, estrelada por Melanie Lynskey, Tawny Cypress, Juliette Lewis, Christina Ricci, Ella Purnell, Sophie Thatcher, Keeya King, Jasmine Savoy Brown, Sophie Nélisse, Steven Krueger e Warren Kole, está em exibição no Paramount+ em território brasileiro, com novos episódios chegando semanalmente.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas