O Facebook costuma testar novos recursos com uma pequena fatia do seu um bilhão de usuários. Se der tudo certo, só depois as novidades chegam ao restante deles. A bola da vez é um alerta sonoro para notificações.

Deve haver público para notificações sonoras, mas nesses tempos malucos e barulhentos em que vivemos, elas podem se tornar bastante irritantes. Já temos coisas assim para bate-papo desde os tempos do ICQ e, salvo se você estiver de muito bom humor, bastam algumas mensagens enviadas em sequência para irritar. Confesse, vai. Irrita mesmo, não é só com você.

O som que você ouve no vídeo acima tocará, se o Facebook tornar isso permanente, toda vez que alguma coisa acontecer contigo. Um pedido de amizade. Um comentário ou curtida em algo que você publicou. Esses não são eventos ocasionais — são coisas que acontecem a usuários regulares do Facebook o dia inteiro. Isso significa que você ouvirá esse som, uma reminiscência dos PCs da década de 1990, durante todo o dia. Não, por favor não.

Ainda que isso aconteça, porém, há salvação. Sean Ludwig, do VentureBeat, está no grupo de usuários que estão testando o recurso. Segundo ele, dá para desativar:

Você pode desligar [o som das notificações] indo em Configurações da conta, depois Notificações. Simplesmente clique em ‘Ver’ na aba acima e desmarque a caixa que diz ‘Toque um som toda vez que uma notificação for recebida.'”

Embora ele ache que essa é uma forma “fácil” de desativar o recurso, eu não estou muito certo — as configurações do Facebook são um terreno inexplorado e completo para a maioria das pessoas. A verdade é que não precisamos de mais barulho. Ouviu, Facebook? [VentureBeat]