Sony afirma que escassez de PlayStation 5 terminou; entenda
De acordo com o CEO da Sony, Jim Ryan, a escassez global de PlayStation 5 terminou. Durante apresentação na CES 2023, o chefão da empresa afirmou que as pessoas que quiserem adquirir o console devem ter maior facilidade de encontrá-lo daqui para frente.
Ryan ainda agradeceu os fãs pela paciência no momento em que a empresa recebia uma demanda “sem precedentes”, enquanto enfrentava “desafios globais”, fazendo referência à pandemia. Outra informação divulgada no evento foi que em 2022 foram vendidas 30 milhões de unidades do console.
Em setembro, a companhia havia vendido 25 milhões de unidades do PlayStation 5 mais recente, mas obteve um desempenho surpreendente no último trimestre do ano. De outubro a dezembro vendeu mais 5 milhões de consoles.
Esse número espanta ainda mais porque o console sofreu um aumento de preço em várias regiões do mundo — felizmente o brasil ficou de fora –, algo que poderia ser uma barreira em países menos desenvolvidos.
Problemas na cadeia de suprimentos e a escassez de semicondutores são algumas das principais causas da recente falta de estoque da Sony. Aliás, a crise dos semicondutores não afetou somente a Sony, empresas como a Apple, por exemplo, também tiveram uma queda significativa na oferta de seus produtos.
O setor automotivo foi um dos mais afetados pelo problema. Dezenas de fábricas ao redor do planeta, inclusive no Brasil, tiveram de paralisar suas produções e foram severamente impactadas pela falta do componente.