A adorada linha NEX-5, da Sony, ganhará o reforço de… ahn… apps na nova NEX-5R. Com um sensor APS-C de 16,1 MP, foco automático híbrido super rápido e um frame diminuto, ela tem potencial para ser a câmera ideal para fotógrafos viajantes.

Ok, os apps são um pouco… bobos, a maioria diz respeito à edição de fotos, molduras para fotos ou a aplicação filtros a la Instagram — algo que as câmeras já fazem tem algum tempo, só não sob a alcunha de “apps”. Há mais coisas a caminho, na realidade. A Sony está preparando um app de time-lapse e outro de panorama, mas, novamente, todas coisas que você já podia fazer antes. Não há um Android para brincar com apps de verdade, como na nova Coolpix da Nikon. A Sony colocou Wi-Fi para transferir fotos, inclusive para o PlayMemory, app da empresa para Android e iOS, o que pode ser bastante útil.

A Sony também está colocando pela primeira vez em uma câmera de menor porte o seu foco automático híbrido, que usa a detecção de contraste e mudança de estágio para travamentos mais rápidos com foco refinado, se preciso. Fechando o pacote com um sensor APS-C, modo de disparo de até 10 fotos por segundo, vídeo em Full HD e ISO de até 25600, a NEX-5R talvez valerá a pena quando chegar ao mercado, lá fora, em outubro.