Sony planeja lançar títulos exclusivos do PlayStation no PC
A Sony tem um novo plano para aumentar seus lucros: lançar mais games do PlayStation para PC. De acordo com o presidente da marca, Hiroki Totoki, a empresa precisa ser mais “agressiva” para aumentar as arrecadações com seus games exclusivos.
O anúncio veio durante uma sessão de perguntas e respostas em uma reunião para a apresentação de resultados. Totoki assumiu a presidência da Sony Interactive Entertainment no fim do ano passado, e será o novo CEO após a aposentadoria de Jim Ryan, que está na empresa desde 1994 e fica até o fim de março.
“Particularmente, acho que existem oportunidades para melhorar a margem [de lucro]. Por isso, gostaria de ser agressivo para melhorar nossa performance”, afirmou Totoki.
Os títulos são encarados como a principal meio para adquirir lucros, porque na atual geração é muito difícil diminuir os custos de produção dos consoles em razão dos altos preços dos componentes essenciais para a fabricação. Esse cenário também indica que os preços do PlayStation 5 — que a Sony admite estar entrando na fase final de sua vida útil — não devem diminuir tão cedo.
Inicialmente, o presidente da empresa sinalizou que o caminho poderia ser uma abordagem multiplataforma, mas logo esclareceu que se tratava do aumento da oferta de seus jogos no PC — excluindo o concorrente Xbox da ideia de expansão.
Nos últimos anos a Sony vem investindo na disponibilização de seus games para o computador, estratégia que vem dando certo com lançamentos bem-sucedidos como “Marvel’s Spider-Man”, “God of War” e “Horizon Zero Dawn”, que agradaram bastante a comunidade do PC.
Mesmo em lançamentos mal otimizados, como é o caso do “The Last of Us: Part I”, que chegou cheio de bugs e com mau desempenho no Windows, a empresa atingiu um bom número de vendas. Isso tem encorajado a companhia a investir ainda mais em lançamentos de seus exclusivos em outras plataformas.