A Sony sabe uma coisa ou outra de cinema, né? Então, a marca japonesa tem cada vez mais colocado recursos usados em estúdio em seus produtos voltados para o consumidor final. Nesta quinta-feira (17), a companhia anunciou no Brasil dois modelos da linha Master Series, a série de televisores topo de linha da Sony com calibragem de cinema.

A ideia da Sony é tentar reproduzir a real intenção dos criadores de conteúdo nessas TVs. Então, diferente de TVs convencionais, a empresa diz que calibra individualmente cada um desses modelos para que o que o usuário assistir seja parecido com o idealizado.

Os modelos, que já estão disponíveis para pré-venda na Fast Shop, são o XBR Z9G, uma TV  LED 8K de 85 polegadas, enquanto o modelo XBR A9G é uma TV OLED 4K de 65 polegadas. Eles custam, respectivamente, R$ 90 mil e R$ 20 mil.

XBR Z9G

TV Sony 8k XBR Z9G

O modelo conta com um modo de calibração para Netflix que, quando ligado, exibe as imagens com detalhes do serviço de streaming sobre como os diretores gostariam que fossem vistas. Para esclarecer: esta é uma opção da TV e o usuário poderá mudar conforme sua vontade. Ela não vem ativada por padrão, e se ele achar que a calibragem do diretor, por exemplo, está muito escura, é possível mudar a configuração para standard.

Outro recurso interessante é o fato de ele vir com o que a Sony chama de backlight masterdrive. No fundo, isso faz com que os pontos de iluminação irradiem de forma reta, e não como uma lanterna, que é o mais comum. Na prática, isto faz com que haja menos fuga de luz. Então, o preto tende a ser mais profundo, pois os pixels estão sendo iluminados de forma específica.

Aliás, importante lembrar que os aparelhos da Sony vêm com a plataforma Android TV e Google Assistente. Logo, se você tem itens conectados compatíveis com a assistente do Google, poderá emitir comandos na TV, como solicitar para apagar ou acender luzes. Além disso, a TV também aceita comandos como “reduzir o volume para 10%” ou “mude de canal”

Na parte de áudio, a Sony destacou que a TV vem com a tecnologia Dolby Atmos, além de contar com a tecnologia Acoustic multi-audio. Isso quer dizer que há alguns alto-falantes sob a tela, o que dá uma melhoria na sensação de imersão — o som é irradiado da região da tela em que ele estiver.

Por fim e não menos importante, ainda temos uma questão sobre 8K: cadê o conteúdo? Bem, a Sony utilizará um sistema de upscalling para melhorar as imagens, como já falamos que acontece com a Samsung. Todo o sistema de processamento é feito pelo processador X1 Ultimate, que a marca diz que conta com um banco de dados extenso para melhorar a textura e a qualidade de imagens durante este processo que pega um sinal de menor qualidade e o converte para um de melhor qualidade.

XBR A9G

Um pouco menor, mas ainda grande, o modelo XBR A9G tem um display 4K de 65 polegadas. Como sua parceira 8K, ela também conta com o modo de calibragem da Netflix, também vem com o processador de imagem X1 e com a plataforma Android TV.

TV Sony XBR A9G 4K

Um dos diferencias dela é algo que a Sony chama de Pixel Contrast Booster, que gosto de pensar que é uma espécie de overclocking no pixel para que ele brilhe mais. Este tipo de funcionalidade é interessante, pois com um brilho maior associado com o preto profundo obtido por TVs OLED, isso pode deixar as imagens com um nível de contraste interessante.

Este modelo não conta com alto-falantes aparentes, pois eles estão sob a tela com a tecnologia Acoustic Surface Audio. O próprio display emite o som sincronizando com a imagem em movimento. Então, se um cachorro se mover da esquerda para a direita num filme, o som acompanhará o movimento conforme ele se mexe.

Suporte da TV Sony 4K XBR A9GDetalhe do suporte da TV Sony XBR A9G

Os dois modelos parecem ter um público muito específico: endinheirados e obcecados por qualidade de imagem. De qualquer jeito, é interessante ver este tipo de preocupação da fabricante, pois parece ser questão de tempo até essa ideia de “mostrar o que o diretor queria” se espalhe e também chegue a modelos mais baratos num futuro próximo.

Atualização: uma versão anterior deste texto falava que o modelo XBR Z9G tinha um display OLED.  Na verdade, a tecnologia da TV é LED. A informação foi corrigida no corpo do texto e no título.