Você já deve ter visto esta cena: uma pessoa andando pela rua com um fone no ouvido e o outro pendurado. É um triste sintoma de uma falha de design.

Claro, todo mundo quer curtir um som andando por aí. Mas, na cidade, você precisa estar com os ouvidos bem abertos para outras coisas, como o barulho de uma bicicleta vindo por detrás de você ou a sirene de uma viatura em alta velocidade. A maioria dos fones bloqueia esse tipo de barulho.

Tudo sobre a MWC 2018
Nokia 8 Sirocco é o Galaxy S com Android puro que a Samsung nunca irá lançar
Energizer mostra smartphone com bateria monstra e que promete 5 dias seguidos de uso

Foi por isso que a Sony criou os fones sem fio Xperia Ear Duo. Eles contam com um condutor acústico especial no formato de um anel. Assim, você pode ouvir suas canções preferidas sem que isso bloqueie os sons externos. E, diferentemente do que ocorre com os Airpods da Apple, eles realmente se encaixam bem nos seus ouvidos!

Está vendo esse buraco no meio? É ele que permite que você possa ouvir sons do ambiente e música ao mesmo tempo.
Foto: Sam Rutherford (Gizmodo)

Com eles, você pode pedir um cafezinho sem precisar que o barista espere você tirar e guardar os fones para, enfim, poder se comunicar. E, como eles são sem fio, você não precisa ficar enrolando cabos. Também não vai ser problema se alguém começar a falar com você na rua. Para quem anda de bicicleta, o Xperia Ear Duo ajuda bastante na segurança, pois bloquear os sons das ruas aumenta consideravelmente o risco de acidentes.

Quando testei esses novos fones da Sony no MWC, fiquei surpreso com o fato de que as coisas passaram a soar de maneira bastante natural. Foi como colocar uma trilha sonora personalizada no seu cotidiano. É bem diferente de tentar decifrar o que está acontecendo a partir de duas fontes de áudio diferentes. A música estava lá, no fundo, mas sem que isso fosse uma distração ou me impedisse de conversar.

Foto: Sam Rutherford (Gizmodo)

Além dessa tecnologia de áudio inovadora, o Ear Duo tem alguns truques bastante espertos. Você pode usar os painéis sensíveis ao toque, que ficam ao lado dos fones, para atender ligações ou ajustar o volume do som. Mas não é só isso: você nem precisa usar as mãos! Dá para executar comandos com movimentos de cabeça, como virar rapidamente para os lados (aquele movimento de dizer “não”) para pular a música atual.

A Sony incluiu até mesmo suporte para a Google Assistente e para a Siri, tudo isso no app auxiliar do Ear Duo. O próprio fone tem uma função “Daily Assist” que ajuda a ver as horas, saber onde você está e receber lembretes e notícias com base nos compromissos da sua agenda. Eles também vêm com quatro microfones embutidos para cancelamento de ruído. Assim, quem estiver no outro lado da linha, seja a Siri ou um amigo, vai conseguir ouvir sua voz perfeitamente.

Foto: Sam Rutherford (Gizmodo)

Apesar de tudo isso, o Ear Duo vem com algumas desvantagens e pequenas particularidades. Leva um tempo até você se acostumar com elas. A parte responsável por emitir o som do Duo fica atrás da orelha e não na parte que entra no ouvido. Os fones ficaram relativamente bem presos nos ouvidos quando eu usei e chacoalhei minha cabeça. Mesmo assim, eles são meio teimosos na hora de colocar, e isso pode dar um pouco de trabalho. Também pude notar que o volume máximo parece limitado, principalmente quando comparado a fones comuns. Isso parece ser um efeito colateral de se projetar o som para fora, e não diretamente dentro dos ouvidos.

Foto: Sam Rutherford (Gizmodo)

Felizmente, os fones Ear Duo vêm com borrachinhas de três tamanhos diferentes, para você escolher a que serve melhor. Além disso, eles contam com proteção IPX2 para evitar problemas com o suor. Isso é ótimo para quem corre ou treina ouvindo música. Obviamente, eu não pude testar a duração da bateria, mas a Sony diz que ela aguenta quatro horas. O case também vem com uma bateria extra suficiente para três recargas.

Se você está torcendo o nariz pois acha que o propósito de um fone deve ser justamente isolar todos os sons externos, lembre-se: a Sony já faz ótimos fones para isso, e muitas outras marcas também. O Ear Duo tem outra pegada.

Os fones devem chegar ao mercado no final de maio, por US$ 280 (R$ 902, em conversão direta). A pré-venda já começou na Amazon.