A Sony anunciou dois smartphones na CES 2013 – o Xperia Z e o Xperia ZL, que nos chamaram a atenção – e a boa notícia é que ao menos um deles está a caminho do Brasil.

O Xperia ZL vai se chamar Xperia ZQ por aqui e será um dos primeiros smartphones com tela Full HD a dar as caras no Brasil – senão o primeiro.

Além de ter resolução 1080 x 1920, a tela dele é enorme – 5 polegadas. Ele também tem processador quad-core Snapdragon S4 de 1,5 GHz, 2 GB de RAM, câmera de 13 megapixels e roda o Android 4.1 com a skin Experience Flow UI da Sony. Nós já falamos sobre nossa experiência com ele aqui, e a única diferença entre o ZL anunciado pela Sony e o ZQ que chega ao Brasil é a compatibilidade com a rede 4G daqui. Tirando isso, é o mesmo aparelho.

Mas por que o Xperia Z não será lançado no Brasil? A Sony explica que “a escolha foi baseada em pesquisa com consumidores brasileiros”, que preferiram o modelo ZL/ZQ especialmente por causa da tela, que ocupa 75% da frente do aparelho – isso o deixa menos grandão, apesar da tela de 5″. Pena que ele não é à prova d’água como o Xperia Z – pelo menos tem botão físico para a câmera, e um sensor infravermelho para virar controle remoto.

A Sony não confirmou quando ele será lançado – a previsão é que o Xperia ZQ esteja no Brasil ainda no primeiro semestre deste ano e ainda não sabemos nada sobre o preço. De qualquer forma, já estamos na expectativa da chegada dos smartphones com tela Full HD por aqui.