SpaceX divulga novo vídeo do lançamento explosivo da Starship
Você leu aqui no Giz Brasil que o voo inaugural da Starship terminou em explosão na manhã de 20 de abril passado. Mas agora, imagens recentes da Starbase da SpaceX, no Texas (EUA), mostram cenas do lançamento antes da estouro final, que provocou um incêndio em um parque estadual.
O novo vídeo da SpaceX oferece uma recapitulação do voo de teste que surpreendeu os espectadores. A filmagem mostra imagens em alta definição que vão desde a decolagem até o aborto da missão — não exibido na transmissão ao vivo.
O propulsor Super Heavy não conseguiu se separar do estágio superior da Starship. Por essa razão, a SpaceX precisou comandar uma autodestruição para parar a queda do foguete. A nave se autodestruiu acima do Golfo do México, quatro minutos após o início do voo.
A Starship levará astronautas à Lua pela primeira vez em mais de meio século na missão Artemis 3 da NASA, prevista para o final de 2025. Apesar da explosão, o CEO da Space X, Elon Musk, disse que os danos à plataforma de lançamento e à área circundante foram leves. Assim, o foguete deve estar pronto para voar dentro de alguns meses.
O “foguete mais poderoso já construído” é 9 metros mais alto que o Saturno V da NASA e gera pouco mais de 16 milhões de libras de empuxo na decolagem. O número é quase o dobro do foguete do Sistema de Lançamento Espacial da NASA que estreou ano passado na missão Artemis 1.
Assista à decolagem da Starship abaixo
Com informações do Space.com.