SpaceX põe câmera no foguete Falcon 9 e faz vídeo de subida ao espaço
A SpaceX divulgou um vídeo que mostra como é subir ao espaço a bordo de um foguete Falcon 9. A decolagem que rendeu as cenas aconteceu na última terça-feira (3), durante a missão Transporter-6.
A Transporter-6 foi a primeira missão da SpaceX em 2023, e colocou em órbita 114 satélites de diferentes clientes. O foguete decolou com sucesso a partir da Flórida, nos Estados Unidos, às 11h56 (horário de Brasília), e retornou à Terra cerca de 9 minutos depois.
O vídeo em timelapse com cerca de 90 segundos foi captado por uma câmera instalada na parte externa do foguete. É possível acompanhar desde o acionamento dos motores, a chegada ao espaço, bem como o pouso na Estação da Força Espacial dos EUA.
Durante o vídeo, é possível ver detalhes, por exemplo, de como a pluma gerada pelos motores se espalham conforme ele alcança uma grande altitude. Além disso, é possível ver a curvatura da Terra e todo o procedimento de pouso, com propulsores a gás nitrogênio e aletas de grade hipersônicas controlando a descida. Confira abaixo:
O lançamento desta semana foi a 200° decolagem orbital e o 161º pouso bem-sucedido da empresa de Elon Musk desde a sua fundação. O primeiro estágio do foguete usado nesta missão também bateu o recorde de reutilização, tendo sido usado em outros 14 lançamentos.
A Transporter-6 foi (ainda) a primeira a conduzir uma demonstração tecnológica do uso de dois rebocadores espaciais, desenvolvidos pelas startups Launcher e Epic Aerospace. O sistema usa pequenos foguetes para mover um ou mais satélites no espaço.
Um rebocador espacial ajuda a reduzir os custos de lançamento, principalmente em missões como esta, que transportam dezenas de satélites de uma só vez. Com isso, o foguete da SpaceX implanta o conjunto em uma determinada órbita, e os rebocadores têm a função de redirecionar os satélites para suas trajetórias específicas.
De acordo com o site especializado Space, a SpaceX lançou 61 missões orbitais em 2022, quase dobrando o recorde do ano anterior. A expectativa é que a empresa realize 100 decolagens ao longo deste ano.