_Ciência

SpaceX se prepara para lançar módulo lunar privado ainda em fevereiro

Caso consiga chegar na Lua com sucesso, o módulo de pouso Nova-C pode se tornar a primeira espaçonave privada e pousar em solo lunar

A SpaceX, empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk, anunciou que já está se preparando para lançar o módulo lunar Nova-C este mês. A espaçonave robótica Nova-C foi encapsulada dentro do foguete SpaceX Falcon 9 no fim de janeiro. Agora, ele se prepara para a decolagem.

O lançamento, que será da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Costa Espacial da Flórida (EUA), vai acontecer durante uma janela de três dias em meados de fevereiro, se tudo correr conforme o planejado.

A missão visa colocar a Nova-C perto de uma cratera de impacto chamada Malapert A, que fica a 10 graus de latitude do polo sul da Lua.

Esta área é de grande interesse para cientistas e defensores da exploração, pois acredita-se que abrigue grandes quantidades de água gelada. Encontrar água na Lua é essencial para o desenvolvimento de uma futura colônia humana no satélite.

A empresa norte-americana Intuitive Machines, que projetou a espaçonave, afirmou que ainda precisa confirmar com a SpaceX. De acordo com a empresa, eles esperam que o módulo chegue ao polo sul da Lua em 22 de fevereiro.

Primeira espaçonave privada a pousar na Lua?

Caso consiga chegar na Lua com sucesso, o módulo de pouso Nova-C pode se tornar a primeira espaçonave privada e pousar em solo lunar. No começo deste ano, a sonda Peregrine, da Astrobotic Technology falhou em sua tentativa de pisar na Lua.

A NASA desenvolveu tanto o Peregrine quanto o Nova-C no âmbito do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), no qual a agência contrata empresas aeroespaciais para enviar testes e experimentos ao satélite da Terra.

O módulo, que vem sendo chamado de ‘Odysseus’, transportará seis cargas da NASA com instrumentos para pesquisas e testes tecnológicos na superfície lunar. O que facilitará o trabalho das tripulações das futuras missões Artemis.

Entre os instrumentos estão um sensor de descida e pouso baseado em laser e um novo tipo de “medidor de combustível da era espacial”. Ele usará, por fim, sensores para medir a quantidade de propulsor restante nos tanques do módulo de pouso.

Sair da versão mobile