À medida que o Windows 10 se aproxima de seu lançamento, previsto para o terceiro trimestre, a Microsoft vem aos poucos adicionando novas funcionalidades à versão Preview, e esta pode ser uma de suas maiores atualizações. O Project Spartan, novo navegador da Microsoft, agora está disponível para testes.

>>> Microsoft irá enfim abandonar a marca Internet Explorer



Até então, nós só pudemos ver o Spartan na conferência da Microsoft em janeiro: ele possui uma interface limpa e minimalista, permite desenhar livremente em cima de uma página web, e conta com um modo de leitura que reformata artigos da web e os salva para ler depois.

Também vimos o Spartan em ação graças a um vídeo do WinBeta. Nele, fica bem clara a integração da Cortana ao navegador: ela salta na barra de endereços caso tenha mais informações sobre um site que você visitar; e aparece se você selecionar palavras para saber mais sobre elas.

Por dentro, temos uma nova engine de renderização, o EdgeHTML, que deixa para trás o código legado do Internet Explorer sem quebrar a compatibilidade com sites atuais.

A Microsoft adverte em seu blog oficial que esta não é a versão final do Spartan, ou seja, você encontrará alguns bugs e um design que ainda receberá ajustes.

Se você já está usando o Technical Preview, precisa atualizar para o build 10049. Digite “Windows Update” e clique em “Verificar atualizações”. Caso nada apareça, clique em Opções Avançadas e mude a caixa que diz “Lento” para “Rápido”. Se você ainda não usa o Windows 10, pode instalá-lo seguindo estas instruções. [Windows Blog]

Imagem via WinBeta