_Tecnologia

Spoilers do Android 15: veja as novidades da prévia liberada pelo Google

Nova versão tem novidades em recursos de conectividade, além de otimização em funções nativas de celulares dobráveis

O Google lançou mais uma prévia de desenvolvedor do Android 15, que deve ser apresentado oficialmente apenas no próximo Google I/O, em 14 de maio. Entre as novidades estão melhorias em recursos de conectividade, otimização de funções para aparelhos dobráveis e mais.

Um dos focos dos desenvolvedores do sistema operacional foi melhorar o suporte para comunicação via satélite, apresentando um layout mais intuitivo para auxiliar os usuários durante o uso.

A funcionalidade já está no Android desde a versão 14, mas ainda não foi muito explorada pelos fabricantes de smartphones. A preocupação do Google em trazer melhorias para o recursos pode indicar que mais empresas invistam em dispositivos compatíveis com a tecnologia no futuro.

Outra novidade interessante é que agora, o próprio sistema operacional terá um recurso nativo de identificação de gravação de tela para evitar que os usuários tenham sua atividade gravadas sem conhecimento ou consentimento. 

Os desenvolvedores de software também ganharam uma funcionalidade que permite a visualização de como os aplicativos serão executados em telas secundárias, o que é especialmente útil para a otimização de apps para a tela externa de dispositivos dobráveis.

Atualmente, telas externas de celulares no estilo “flip” ainda são bastante limitadas. Por esse motivo, apenas uma pequena variedade de aplicativos têm suporte para a execução em displays secundários.

O Google também está melhorando a equalização de som do sistema para acabar com um problema que pode ser bastante incômodo para alguns usuários. Atualmente, ao alternar entre aplicativos, o volume do áudio pode mudar de forma sutil ou de maneira bastante perceptiva, uma vez que diferentes provedores tratam do som de maneira distinta.

Por isso, agora o sistema operacional consegue balancear o som entre aplicativos de maneira mais eficiente, o que deve se refletir na experiência do usuários, que não precisarão mais ficar ajustando o volume de seu aparelho manualmente sempre que trocar de uma aplicação para outra.

Sair da versão mobile