_Tecnologia

Spotify inclui recurso de busca exclusivo para podcasts

Plataforma de streaming planeja melhorar seu sistema de recomendação de podcasts que sejam do agrado do usuário

Spotify

Imagem: Reprodução/Spotify

No ano passado o Spotify adquiriu o Podz, um serviço que facilita a descoberta de novos podcasts e ajuda os criadores na divulgação de seus conteúdos através de um algoritmo desenvolvido pela empresa, por US$ 49,4 milhões. Agora, o Spotify está usando essa ferramenta para recomendar novos podcasts aos seus usuários.

Os porta-vozes do Spotify estavam bastante entusiasmados ao revelar a compra da startup em 2021, para utilizar sua tecnologia como um meio de melhorar a experiência de descoberta de podcasts de interesse. O designer de produtos Chris Messina falou sobre o teste em seu perfil oficial do Twitter.

https://twitter.com/chrismessina/status/1507764847882080260?s=20&t=y-YcI3ZDXSngX9NPU_1GYg

Um botão “Podcasts” mostra ao usuário um feed vertical onde é possível ver a capa e um pequeno trecho do programa. Caso o usuário goste, pode dar play e ouvir o programa completo ou em “+” para salvar o episódio na lista “seus Episódios” do aplicativo.

O Spotify confirmou que está, sim, realizando testes com o algoritmo da Podz, mas até o momento não deu detalhes de quanto tempo os testes vão durar. Levando em consideração que a tecnologia do Podz é baseada em aprendizado de máquina, pode ser que o Spotify ainda queira reunir mais dados para lançar o recurso em sua plataforma. Talvez por esse motivo, os porta-vozes do Spotify estejam tão cautelosos quando se pronunciam sobre os testes.

“Realizamos periodicamente vários testes para melhorar a experiência do usuário. Alguns desses testes acabam abrindo caminho para nossa experiência de usuário mais ampla e outros servem apenas como um aprendizado importante. Não temos mais notícias para compartilhar no momento.”

A Podz é uma das iniciativas que se propõem a recomendar o melhor conteúdo de plataformas de streaming. Recomendar podcasts é um desafio para as empresas, já que é muito comum existirem episódios que passam facilmente dos 30 minutos e podem chegar a ter mais de duas horas. O formato da Podz pode ser uma solução para este desafio, já que o usuário pode avaliar se gosta ou não da sugestão ao ouvir o pequeno teaser mostrado pela plataforma.

Confira mais informações sobre o Spotify:

“Envolver”: como os fãs levaram Anitta ao 2º lugar mundial do Spotify

Bug derruba Spotify, Discord e Wikipédia; usuários chiam

Spotify imita o Facebook e escolhe caminho errado, criticam analistas

Sair da versão mobile