O Spotify lançou nesta terça-feira (20) uma ala exclusiva para audiobooks. Em nota, a plataforma de streaming anunciou que sua biblioteca deve reunir mais de 300 mil títulos.
Ao contrário das músicas e podcasts, que podem ser acessados mesmo pelos usuários que não são assinantes Premium, os audiobooks não serão gratuitos. O Spotify venderá cada um separadamente dentro da própria plataforma.
Ao selecionar um livro, o usuário vai se deparar com um ícone de cadeado no botão de reprodução. Caso decida comprar a obra, um link direcionará para uma página externa para concluir a transação. Feito isso, é só voltar para o aplicativo do Spotify e começar a ouvir.
Todos os títulos adquiridos vão aparecer automaticamente na biblioteca e ficarão disponíveis tanto online quanto offline. Assim como os podcasts, os livros também poderão ser ouvidos com o controle de velocidade escolhido pelo ouvinte.
O Spotify diz que os audiobooks são os próximos a entrar em cena em um mercado praticamente inexplorado. Ainda que representem apenas 6% a 7% do mercado editorial, a categoria cresce 20% ano a ano.
Lançamentos futuros
Por enquanto, o sistema de audiobooks só está disponível nos EUA. Mas a ideia é expandir para outros países em breve, segundo Nir Zicherman, vice-presidente e chefe global de audiobooks do Spotify.
Zicherman diz que a plataforma também vai estudar medidas para inovar o acesso aos audiobooks. Ou seja, é possível que nem todos os livros precisem ser pagos, por exemplo. Assinantes do Spotify Premium não devem ter desconto na compra dos audiobooks.
O Spotify já se organiza para lançar audiobooks há pelo menos dois anos. Em maio de 2020, a plataforma convidou várias celebridades para gravar uma versão em áudio de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.
Em novembro passado, a plataforma comprou o app de audiobooks Findaway e disponibilizou uma seleção de livros em domínio público gravados. A Findaway reúne mais de 325 mil títulos.