“Final Fantasy” pode gerar game de FPS no futuro, comenta Square Enix
“Final Fantasy 16”, um dos jogos mais aguardados de 2023, chegou oficialmente nesta quarta-feira (22) e já conta com ótimas avaliações.
O novo jogo foge um pouco do que vinha sido apresentado até então. O foco maior, agora, é no combate, tanto que foi comparado com outras franquias populares como Devil May Cry, da Capcom.
Embora o lançamento do título tenha causado impacto na comunidade gamer, uma entrevista de Yoshinori Kitase, vice-presidente da Square Enix, deixou muita gente curiosa.
O executivo afirmou em entrevista concedida à Bloomberg que a “inovação está no DNA de Final Fantasy” e não descartou a produção um game do gênero FPS (First-Person Shooters, em inglês) no futuro a franquia.
Nessa modalidade, os jogadores interagem com o game com personagens em primeira pessoa, a fim de dar maior imersão. Isso é interessante porque, historicamente, o Final Fantasy é uma grande saga de RPG. Se acontecer, a mudança tem potencial para transformar radicalmente tudo o que já vimos nessas partidas – e, inclusive, atrair um novo tipo de público para a franquia.
Kitase, no entanto, afirmou que que tem a “imaginação limitada”. Por esse motivo, uma ideia tão ambiciosa teria de partir dos criadores da nova geração. Ele também lembrou que nem sempre as inovações agradam ao público e citou os dois games anteriores ao “Final Fantasy 16”, que não tiveram uma recepção tão amistosa.
Outra declaração que repercutiu bastante foi uma comparação bem humorada entre “Final Fantasy” e “Call of Duty” feita por Naoki Yoshida, produtor do novo game.
O produtor afirmou que as franquias têm mais em comum do que aparentam. Ele disse que, embora no título da Activision os jogadores precisem utilizar armamento e equipamentos modernos, no final do dia eles também “estão apenas tentando salvar o mundo”.
“Final Fantasy 16” deve ganhar versão de PC
No momento, o mais novo título da Square Enix está disponível exclusivamente para PlayStation 5, mas há possibilidade de sair uma versão para PC em breve.
No entanto, a data em que isso deve ocorrer permanece guardada a sete chaves. Naoki Yoshida afirmou que a versão para PC dependerá bastante de como será o feedback do público.
Além disso, a equipe de desenvolvimento não quer apressar as coisas e busca tempo para fazer a portabilidade do jogo para computadores com boa qualidade.