O amado jogo de RPG Stardew Valley agora pode ser encontrado na versão em tabuleiro. Nesta terça-feira (23), o seu criador, Eric Barone, também conhecido pelo pseudônimo ConcernedApe, anunciou que o popular simulador agrícola está disponível para compra nos EUA pelo valor de US$ 55 (cerca de R$ 299, na cotação atual).

No videogame, os jogadores assumem o papel de um personagem relutante que chega da cidade grande para assumir o controle da fazenda decadente de seu avô, eventualmente completando tarefas como plantar, criar gado, fabricar produtos e socializar (ou não) com os amigáveis habitantes da cidade.

O lançamento divulgado por Barone foi co-desenvolvido ao longo dos dois últimos anos com Cole Medeiros, designer de jogos de tabuleiro. Ele segue a mesma premissa da ideia original, com os jogadores trabalhando juntos para cumprir os “Objetivos do Vovô”, para que o Centro Comunitário seja restaurado e a exploradora loja Joja Corporation (ou JojaMart) seja expulsa da cidade.

Em uma publicação feita em seu blog, Barone diz abertamente que o jogo foi “projetado para ter alguma profundidade e complexidade”, com as partidas exigindo cerca de 45 minutos para cada jogador, o que nos leva a pensar que ele esteja mais próximo de Catan do que Candy Land no quesito fácil jogabilidade para iniciantes.

“É fácil jogar depois que você aprende as regras, mas não é um jogo curto e casual”, diz Barone.

[produto_amazon1]

Embora a jogabilidade pareça bastante envolvente, com os jogadores girando em um “deck de temporada” contendo cartas representando diferentes semanas do ano, a postagem do blog observa que o jogo também é facilmente personalizável e pode ser “mais fácil ou mais difícil, dependendo de suas preferências. Assim como o videogame, queremos que você seja capaz de torná-lo seu.”

Assine a newsletter do Gizmodo

Mesmo que os jogos de tabuleiro de simulação de fazenda, com suas complexidades e detalhamentos, não sejam para todos, acho válido pensarmos que estamos em quarentena há quase um ano e que, dadas as circunstâncias, é melhor ficar em casa mesmo. Então, pode ser uma ótima forma de passatempo.

Para os interessados, Stardew Valley: The Board Game já está disponível nos EUA por meio da loja online do jogo.