A SpaceX alcançou mais um marco no último sábado (26), ao lançar mais 22 satélites da Starlink. Agora, o número de satélites da empresa em órbita passa dos 5 mil.
A empresa usou seu foguete Falcon 9 para enviar seus 22 satélites, partindo do Centro Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. A SpaceX tinha planejado inicialmente um lançamento anterior, mas reagendou para garantir as melhores condições.
Watch Falcon 9 launch 22 @Starlink satellites to orbit https://t.co/tZZsFhYnhU
— SpaceX (@SpaceX) August 27, 2023
Esse foi o 14º lançamento dos mini satélites V2, que são maiores e, por isso, possuem uma banda larga quatro vezes mais rápida que os satélites anteriores.
Aliás, a última semana foi bastante agitada para a SpaceX. Além de enviar os satélites que aumentaram a frota da Starlink para 5 mil, a empresa de Elon Musk também lançou a missão Crew-7.
A Crew-7 decolou do Centro Espacial Kennedy, na última sexta-feira (25), enviando quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS).
SpaceX enviou 5 mil satélites da Starlink em quatro anos
Com 5 mil satélites agora em Órbita Terrestre Baixa (LEO), a visão sobre a Starlink da SpaceX é ambiciosa. A empresa já obteve permissão para lançar até 12.000 satélites da Starlink e solicitou autorização para lançar mais 30.000.
Os satélites que SpaceX lançou até agora geralmente pesam entre 200 e 300 kg cada. Esse peso está se aproximando de 500 kg que alguns usam para classificar um satélite como “pequeno”, embora outros aumentem esse limite para 1,2 tonelada.
Embora a SpaceX não tenha fornecido informações detalhadas sobre o V2 Mini, documentos regulatórios indicam um peso de aproximadamente 800 quilos.
Em fevereiro, a SpaceX começou a enviar satélites da Starlink V2 Mini maiores para o espaço, devido a atrasos do seu foguete pesado Starship, capaz de lançar satélites V2 em tamanho completo para melhorar a conexão à internet.