
Startup anuncia avião com assentos em dois andares
Há cerca de quatro anos, o jovem Alejandro Núñez Vicente criou o conceito de assento de avião Chaise Longue em um trabalho de faculdade. Agora, a startup de mesmo nome anunciou o desenvolvimento desses assentos de aeronaves em dois andares com a Airbus. Sem informar detalhes, um representante da Airbus confirmou a parceria à CNN Travel.
O assento Chaise Longue foi idealizado originalmente para o avião Flying-V, desenvolvido na Universidade de Tecnologia de Delft. No entanto, o designer e CEO Núñez Vicente defendeu sua implementação em modelos de médio a grande porte de fuselagem larga como um Boeing 747 ou Airbus A330.
De acordo com o site, o design do assento visa remover a cabine superior para permitir dois níveis de assentos em uma única cabine. Em vez disso, haveria um espaço entre os níveis superior e inferior para guardar a bagagem de mão.
Os viajantes teriam a opção de reservar a fileira superior ou a inferior. E, assim como os de cima, os passageiros de baixo também poderiam ganhar mais espaço para as pernas – além de apoio para os pés.
Além disso, o nível superior teria “ângulos de reclinação maiores” do que o assento médio de um avião econômico. Cerca de 1,5 metro separariam o passageiro de cima do topo do avião, o que não permitiria, por exemplo ficar em pé. Porém, não seria um problema para quem gosta de dormir no voo (saiba como descansar confortavelmente e se adaptar ao fuso aqui).
Após críticas nas redes sociais, Vicente afirmou na Aviation Interiors Expo, em 2024, que o objetivo da ideia é otimizar o espaço para passageiros. Ou seja, beneficiar as companhias aéreas com mais lugares seria um “bônus adicional”, segundo ele.
O futuro do avião de dois andares da Chaise Longue
Apesar de pensado inicialmente para as classes econômicas, o design estreou uma iteração para a versão executiva em 2024. No entanto, ainda não é possível afirmar qual cabine a Airbus tem em mente e o quanto o design da marca pode mudar – principalmente considerando as regulamentações da indústria.
De acordo com Vicente, a previsão é de que os aviões tenham uma cabine com assentos Chaise Longue no centro, além de fileiras tradicionais ao redor. Enquanto isso, a start-up continua aberta a colaborar com outras empresas de aviação.