O streaming de jogos é um recurso bem interessante: gamers podem rodar jogos pesados em um computador ou console enquanto transmitem as imagens para um outro dispositivo, seja uma TV ou celular, por exemplo. Iniciativas como essa já existem, o Nvidia Shield surgiu em 2015, por exemplo. E o Playstation faz isso há um bom tempo. A Valve também lançou o seu serviço neste mês, o Steam Link.

• A Valve cansou da flutuação da bitcoin e não vai mais aceitar a moeda no Steam
• O tão falado projeto Yeti, do Google, pode ser bem importante para o streaming de games

O aplicativo está rodando em sua versão beta no Android e o retorno da comunidade tem sido positivo. O Steam Link deveria ser liberado na AppStore, mas a Apple decidiu bloquear o aplicativo alegando “conflito de negócios”.

De primeira, o termo pode passar a impressão de que a Apple estaria a fim de entrar nesse mercado e lançar o seu próprio serviço de streaming de jogos, mas a real é que o esquema tem mais a ver com a política restrita do ecossistema da companhia – o Steam Link permite que o usuário acesse outra loja de apps, a Steam no caso, e a Apple não vê isso com bons olhos.

Nesta manhã, a Valve publicou este comunicado via Twitter:

“Na segunda-feira, dia 7 de maio, a Apple aprovou o aplicativo Steam Link para lançamento. Na quarta-feira, dia 9 de maio, a Valve liberou notícias sobre o app. Na manhã seguinte, a Apple revogou a aprovação citando conflitos de negócios com as diretrizes para aplicativos que não tinham sido bem analisadas pela equipe original. A Valve recorreu, explicando que o Steam Link é um aplicativo que funciona simplesmente como um desktop remoto baseado em LAN, similar a diversos aplicativos de desktop que já estão disponíveis na App Store. No final das contas, o recurso foi negado, bloqueando o lançamento do app Steam Link do iOS. Nossa equipe passou horas neste projeto e no processo de aprovação, por isso estamos claramente desapontados. Mas esperamos que a Apple reconsidere no futuro”.

Ou seja, pelo menos por enquanto, apenas os usuários do Android poderão jogar games da Steam em seus dispositivos. O app ermite transmitir um jogo para uma TV, tablet ou para o próprio smartphone Android, só é preciso que o aparelho e o computador rodando Steam estejam conectados na mesma rede. É possível jogar com o Steam Controller ou outro joystick bluetooth.

Atualização dia 29 de maio às 09h50: Muita gente ficou chateada com a decisão da Apple, mas parece que a empresa está trabalhando com a Valve para disponibilizar o Steam Link no iOS.

Usuários entraram em contato via email com Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple e ele respondeu dizendo que “a equipe de análise detectou que o app da Steam para iOS, em sua versão atual, viola diversas diretrizes de conteúdo gerado por usuários, compras dentro de apps, códigos de conteúdo, entre outros”, mas que a empresa “discutiu os problemas com a Valve e continuará trabalhando para ajudá-los a trazer a experiência da Steam para o iOS e Apple TV de uma forma que cumpra com as diretrizes”.

O título da matéria foi atualizado para refletir as alterações.

[Engadget, BGR]