_Cultura

Stevie Wonder completa 72 anos: 5 momentos memoráveis ​​na vida do astro pop

Wonder criou sua própria versão de "Happy Birthday", muitas vezes referida como "a música negra de feliz aniversário", para homenagear Martin Luther King Jr. Veja esta e outras passagens do cantor

Stevie Wonder

Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Há 72 anos, quando Stevie Wonder nasceu em 13 de maio de 1950 em Saginaw, Michigan, o mundo da música mudou para sempre. Hoje, é difícil lembrar de boas canções sem pensar nele. 

“Quero que minha música encoraje as pessoas a entender que o que o mundo precisa é de positividade, e isso não é algo que acontece por acaso”, disse Wonder à revista “People” em 2005. “É algo com o qual você tem que se comprometer todos os dias, pela maneira como você trata seu próximo.”

Para celebrar o aniversário do artista, relembramos cinco momentos memoráveis ​​na vida deste ícone da música. Se liga só:

1 – O primeiro Grammy

Wonder tem 25 prêmios Grammy em casa –os três primeiros ele ganhou por seu clássico álbum de 1972, “Talking Book”, que incluiu o single número 1 “You Are The Sunshine of My Life”. Ele viria a ganhar o Grammy de maior prestígio, “Álbum do Ano”, três vezes em quatro anos por “Innervisions” de 1973, “Fulfillingness’ First Finale” de 1974 e seu LP duplo, “Songs in the Key of Life” de 1976. Ele está empatado com Frank Sinatra e Paul Simon no recorde de mais prêmios de Álbum do Ano na história do Grammy.

2 – Parceria com Paul

Wonder é “versão Beatles” da música negra, estabelecendo um modelo para todos os homen e mulheres do soul que viriam depois dele, de Luther Vandross a Prince e Alicia Keys. Então, quando se juntou a um beatle original, Paul McCartney, para o hit “Ebony and Ivory” em 1982, foi um encontro significativo para os mundos do R&B e do pop. O single fico imortalizado no “Saturday Night Live” com a esquete com Eddie Murphy e Joe Piscopo.

3 – Homenagem a Martin Luther King Jr. 

Stevie criou sua versão de “Happy Birthday”, muitas vezes chamada de “a música negra de feliz aniversário”, para homenagear Martin Luther King Jr. A música apareceu em seu álbum de 1980, “Hotter Than July”, e foi lançada como single no ano seguinte.

A faixa “Happy Birthday”, de Wonder, deu um hino musical ao movimento para tornar o dia em que Martin Luther King Jr. chegou à Terra em um feriado nacional. Ele continuaria lutando o bom combate, junto com a viúva de King, Coretta Scott King, até o presidente Ronald Reagan assinou um projeto de lei tornando a terceira segunda-feira de janeiro um feriado nacional a partir de 1986.

2 – Stevie Wonder no Super Bowl

Antes de Prince ou Beyoncé, Wonder se apresentou durante o concorridíssimo show do intervalo do Super Bowl em 1999. O jogo colocou o Denver Broncos contra o Atlanta Falcons. (os Broncos venceram por 34-19.) Durante o show, Wonder brilhou ao lado de Gloria Estefan e Big Bad Voodoo Daddy com “You Are the Sunshine of My Life”, “Sir Duke” e “I Wish”.

1 – Apresentação para a rainha

Um rei entre os músicos, Wonder se apresentou no Concerto do Jubileu de Diamante para Rainha Elizabeth 2ª em 2012 com nomes como Paul McCartney, Elton John e Ed Sheeran. E ele adaptou a letra de seu clássico “Isn’t She Lovely” especialmente para a Rainha. Mas em 2018, Wonder se apresentou em homenagem a outra rainha –a rainha do soul, Aretha Franklin– em seu funeral épico.

Sair da versão mobile