“Street Fighter 6” ultrapassa marca de 3 milhões de cópias vendidas
Nesta semana, a japonesa Capcom anunciou que “Street Fighter 6”, o último título de uma de suas franquias mais populares de games, bateu a marca de 3 milhões de cópias vendidas no mundo. O mais impressionante é que o número foi atingido apenas sete meses após o lançamento.
Entretanto, mesmo com os bons indicadores de vendas, o título ainda está longe de bater o recorde da franquia obtido por “Street Fighter 5”, de 2016. Na época, ele vendeu incríveis 7,4 milhões de unidades.
Street Fighter 6 has now sold over 3 million copies! 🎉
Forever grateful for all your support these past few months. 💙
Like Chun-Li says to Ryu: “The more I think about it, the more I feel like it was you who brought out my true strength." pic.twitter.com/zMK01cdrJb
— Street Fighter (@StreetFighter) January 16, 2024
O jogo fez sua estreia em junho do ano passado. O título chegou com visual repaginado e a adição de algumas novidades como um modo online, o “World Tour”. Nele, os jogadores podem criar seus próprios personagens e enfrentar outros lutadores de várias partes do planeta.
Além disso, um dos pontos que mais agradaram a comunidade foi a jogabilidade. O título trouxe, por exemplo, uma alternativa de controle mais “clássica” para os fãs mais antigos da franquia e do gênero de luta em geral, além de um modo simplificado, com o foco de atrair novos jogadores.
O legado de “Street Figher 2”
A franquia estreou em 1987. Ela trouxe várias das técnicas e características que moldam o gênero de jogos de luta até hoje, como os golpes especiais, pro exemplo. O primeiro título teve grande impacto na indústria dos games. Porém, foi “Street Fighter 2”, de 1995, que conseguiu elevar ainda mas o alto nível atingido no jogo de estreia e se tornou um verdadeiro clássico.
Aliás, o jogo é um dos projetos de maior sucesso da história da Capcom. Ele introduziu mecânicas essenciais para o gênero como os combos, sequências de golpes que são altamente efetivas. Além disso, “Street Fighter 2” apresentou uma variedade maior de personagens jogáveis — corrigindo um dos principais problemas de seu antecessor. Esses personagens também tinha estilos de luta muito particulares e que se tornaram ícones da cultura pop.
Nos jogos seguintes, a empresa sempre buscou apresentar novidades para atingir novos públicos. Isso porque o gênero de luta não é mais tão popular quanto nos anos 1990 e início dos anos 2000.