Tecnologia

Subestimou? Microsoft considerou “Baldur’s Gate 3” jogo de “segunda mão”

Empresa não acreditou no RPG, que é um dos maiores sucessos do ano. E desenvolvedora do game fala que ela não foi a única
Imagem: Steam/Reprodução

“Baldur’s Gate 3” é um dos fortes candidatos a faturar o prêmio de jogo do ano. O game lançado em agosto para PC e fez sua estreia nos consoles no início do mês, quando finalmente chegou ao PS5. O título atingiu números impressionantes no Steam, com 875 mil jogadores simultâneos após seu lançamento, um dos maiores já registrados na história da plataforma.

Embora entre a comunidade gamer ele já fosse bastante popular mesmo antes de seu lançamento para o grande público, isso não o livrou de ser subestimado por gigantes da tecnologia.

A Microsoft, por exemplo, considerava “Baldur’s Gate 3” um título de “segunda mão do Stadia [serviço de streaming de games do Google]”. As informações aparecem em e-mails internos anexados ao processo da FTC (Comissão Federal de Comércio dos EUA) que foram vazados no início desta semana.

Michael Douse, diretor de publicação da Larian Studios, desenvolvedora e publicadora de “Baldur’s Gate 3”, comentou o caso. Ele afirmou entender o posicionamento da Microsoft em relação ao game e disse que várias grandes empresas também subestimaram o projeto. Segundo Douse, apenas a comunidade de jogadores acreditou no jogo.

“Todos os outros também fizeram o mesmo. [Isso aconteceu] também com Divinity: Original Sin 2. Tem a ver com o gênero, a maneira como abordamos as coisas e como as executamos. Não existem dados disponíveis que pudessem prever como seria o desempenho do BG3”

Em fevereiro, o fundador do Larian Studios, Swen Vincke ,afirmou que o game não chegaria para Xbox em razão da exigência da Microsoft de que todos os games tenham paridade de recursos tanto no Xbox Series X, quanto em sua versão “menos potente”, o Series S.

No entanto, após o estrondoso sucesso de Baldur’s Gate 3, o CEO do Microsoft Gaming, Phil Spencer, realizou uma reunião emergencial com a Larian Studios para levar o título ao Xbox mesmo que a versão para Series S tenha algumas limitações.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas