Ciência

Sucesso no TikTok: papagaio tagarela bate recorde mundial de palavras

O papagaio Apollo, famoso no TikTok, quebrou o recorde do Guinness ao acertar o nome de 12 objetos em três minutos; assista ao vídeo
Imagem: Reprodução/Guinness

O esperto papagaio-cinzento Apollo se tornou sensação no TikTok. O animal de quatro anos quebrou o recorde mundial do Guinness World Records de maior número de itens identificados por um papagaio em três minutos (via IFL Sience).

Segundo o Guinness, ele acertou palavras como “inseto”, “livro” e “meia”, por exemplo. Em seu perfil na rede social de vídeos curtos, Apollo tem mais de 2,8 milhões de seguidores, além de 1,3 milhão de inscritos no YouTube.

Com a inteligência semelhante à de uma criança humana, ele reconhece cores, palavras e objetos — e a intenção é aprender formas, tamanhos e ações no futuro.

Como o papagaio recordista do TikTok aprende palavras?

Seus donos, os criadores de conteúdo Dalton e Victoria Mason, de 25 anos, que vivem em Saint Petersburg, no estado norte-americano da Flórida, o encontraram em um pet shop em 2020. Além dele, também fazem parte da família dois pássaros da espécie Marianinha-de-cabeça-amarela, Soleil e Ophelia.

Desde então, eles o treinam usando métodos da cientista de comportamento animal Dra. Irene Pepperberg – famosa por seu trabalho com o papagaio Alex –, e recompensando-o com pistaches.

Eles explicam que Apollo é ensinado por uma pessoa, enquanto outra “estuda” junto com ele e responde as perguntas. O papagaio não tem rotina de estudos e é livre para escolher os assuntos que estuda. Porém, os treinadores fizeram questão de ensiná-lo sobre personagens como Shrek, por exemplo.

“Nós o ensinamos o máximo que podemos naturalmente na vida cotidiana e focamos nas coisas em que Apollo quer focar. Acreditamos que ele aprenderá as coisas mais rápido dessa forma”, disseram.

De acordo com Victoria e Dalton, sua intenção é conscientizar as pessoas sobre a “inteligência natural” dos animais. Eles acreditam que Apollo é capaz de bater mais recordes futuramente.

“Quando ele começou a aprender seus primeiros rótulos de objetos, cores e materiais, sabíamos que ele seria capaz de realizar muitas das coisas incríveis que Alex fez e potencialmente muito mais”, disseram.

Quando não está treinando, Apollo costuma brincar com seus brinquedos ou aproveitar o sol, além de repetir perguntas como “Como se chama isso?” ou “De que cor?”. Veja Apollo em ação abaixo:

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas