Sabe esse círculo amarelo e enorme no topo do estádio dos Lakers? Não, ele não é um círculo de proteção contra malária. É um novo super microfone que consegue dar “zoom” em qualquer conversa feita na arena, com uma clareza incrível. Dá até para ouvir uma bolha de chiclete estourando.

O AudioScope foi criado acidentalmente quando dois físicos da Universidade de Oslo estavam trabalhando em um tipo de tecnologia sonar. O sistema funciona com uma matriz circular de 300 microfones e uma câmera grande angular que passeia pelo topo da quadra, ouvindo qualquer palavra dita pelos jogadores, juízes e técnicos.

O software do sistema determina o ponto original da conversa e calcula quanto tempo o som demora para chegar em cada microfone. Sincronizando os dois, é possível destacar qualquer som, mesmo com o estádio lotado.

O AudioScope está sendo testado em alguns estádios de basquete e futebol nos EUA. E, bem, não temos surpresas aqui: jogadores em geral falam muitos palavrões e besteiras. Ficamos no aguardo para que a tecnologia chegue no Brasil. Vai ser divertido, não? [NewScientist]