Taser, a companhia que vendeu máquinas de choque elétrico para cerca de 18 mil organizações do mundo nos últimos anos, anunciou sua menor arma já feita. E esta não foi desenvolvida para policiais, mas para pessoas normais, como eu e você.

Conheça o Pulse, o Taser de bolso. A nova arma de US$ 400 é impressionantemente pequena, mas segundo o material disponibilizado pela companhia, tem o mesmo poder de Tasers comuns usados por várias polícias pelo mundo. Ela dispara eletrodos a a uma distância máxima de 4,5 metros e paralisa o alvo por 30 segundos, dando tempo o suficiente para que o “atirador” fuja. O dispositivo funciona com baterias de íon-lítio recarregáveis.



As imagens do material de marketing da arma são reveladoras. Em uma delas, parece que o dispositivo tem como público-alvo a paranóia de auto-defesa da classe média branca americana. Imagine a cena: você está desamparado para defender a si próprio dentro de uma garagem, quando alguém estranho se aproxima. A imagem seguinte, sem zoeira, tem o seguinte nome: “TASER Pulse shadows.jpg.”

taserestacionamento

Um dos destaques do Pulse é o fato de ser compacto e com um design discreto. Ele mede 13,3 cm de comprimento, 11,43 cm de altura e cerca de 2,54 cm de largura. Ele pesa cerca de 220 gramas. Também é fácil escondê-lo (talvez para defender-se de um ataque surpresa?).

taserbolso

Armas Taser estão disponíveis no mercado desde 1993, e o produto “se vende” como uma opção menos letal para aplicação da lei. A empresa diz que 160 mil pessoas já foram salvas de tentativas de assassinato ou da possibilidade de ficar gravemente feridas por causa do aparelho. É claro, quem leva o choque não fica muito feliz, e a companhia tem sido alvo de uma série de processos em função de mortes causada pelo equipamento — em 2012, por exemplo, um brasileiro foi morto na Austrália após ser atingido pelo choque elétrico do dispositivo.

De modo geral, os produtos da Taser são vistos como uma ferramenta para aplicação da lei. Com este novo Taser para cidadãos comuns, parece que a companhia está fornecendo uma ferramenta para que as pessoas façam justiça com as próprias mãos.

[Taser]

Imagens por: Taser