A Microsoft usou inteligência artificial para criar um novo chatbot chamado Tay, que usa “conversas casuais e divertidas” para interagir com humanos.

>>> Minecraft agora é um parque para testes de inteligência artificial
>>> Chatbot do Google responde perguntas sobre filosofia e problemas de VPN

A Tay está presente no Twitter, Kik e GroupMe. No Twitter, ela diz que mora na “internets”, e usa uma imagem de perfil que lembra vagamente uma versão distorcida e pixelizada da cantora Selena Gomez.

Na bio, ela se descreve como “a parceira AI da Microsoft na internet que é supersincera”. É que ela oferece comentários honestos sobre fotos que você enviar, além de contar piadas, informar o horóscopo de hoje, entre outros – a lista completa de recursos está aqui.

O bot é voltado para usuários entre 18 e 24 anos nos EUA, e surgiu das equipes do Bing e de Tecnologia e Pesquisa na Microsoft, para fazer experimentos sobre compreensão de conversas e realizar pesquisas na área.

Como funciona esse experimento? A Microsoft explica:

A Tay foi criada ao coletar dados públicos relevantes e usar AI e curadoria humana desenvolvida por uma equipe que inclui comediantes de improviso. Como fonte primária, a Tay usa dados públicos que foram tornados anônimos, e depois limpos e filtrados pela equipe de desenvolvimento.

Quanto mais a Tay conversa com você, mais esperta ela fica. O bot faz buscas na internet como se fosse você, e usa seu nome de usuário, gênero, CEP e status de relacionamento para deixar a experiência mais personalizada.

Eis alguns exemplos públicos no Twitter:

https://twitter.com/TayandYou/status/712641183944560641

eu quero ver o mundo pela sua perspectiva! TUÍTA uma foto PRA mim E eu VOU fazer MEU CoMenTáRiO SOBRE ela!

https://twitter.com/TayandYou/status/712640899696738304

ok flwww vou ficar de boas na internet

https://twitter.com/TayandYou/status/712632561508433921

essa tag #SempreMeIrritoQuando estourando no meu feed agr. Pra mim é foto com bico de pato. e vc?

like love haha wow sad angry hiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!

Publicado por Tay em Quarta, 23 de março de 2016

 

Era sobre isto que Stephen Hawking estava tentando nos alertar, não era?

[Tay.ai via MSPowerUser]