Mais de um ano após confirmar que trabalhava na função, o dia finalmente chegou: nesta segunda-feira (28), o Telegram lançou um recurso de videochamadas em grupo que permite que até 30 pessoas sejam incluídas em uma única sala.

Em uma postagem no blog oficial, o Telegram afirma que a novidade funciona em todos os dispositvos que o mensageiro é suportado, o que inclui PCs, tablets e smartphones. E com um detalhe importante: o número ilimitado de participantes em uma sala de bate-papo continua, porém apenas os 30 primeiros a ingressarem poderão ativar suas câmeras. Todos os demais só poderão conversar por texto ou áudio.

A companhia espera aumentar essa capacidade em breve, quando “os chats de voz começarem a ser usados durante streaming de jogos, eventos ao vivo e muito mais”. Considerando o tempo que a função ficou na geladeira, é melhor não criarmos muitas expectativas para esse lançamento “em breve”.

O Telegram também revelou que as videochamadas em grupo poderão ter um vídeo fixado, caso o dono da sala queira manter o foco em si mesmo ou outro usuário conforme mais pessoas forem entrando na chamada. Os usuários ainda podem compartilhar a imagem da câmera e a tela do computador ou celular ao mesmo tempo — semelhante ao que já acontece no Microsoft Teams e no Google Meet.

Curiosamente, o Telegram anunciou novas opções de supressão de ruído, com ênfase particular em alimentos. “Melhoramos a supressão de ruído em bate-papos de voz para manter o áudio de todos claro e nítido, mesmo quando você está comendo algo crocante. Também adicionamos um botão para desligar a supressão de ruído nas configurações”, explicou.

Assine a newsletter do Gizmodo

As videochamadas em grupo são mais uma das várias funções lançadas pelo Telegram nas últimas semanas. Recentemente, a empresa adicionou planos de fundo animados nas conversas do app, que nada mais são do que papéis de parede gerados por algoritmos que se movem sempre que você envia uma mensagem. Outra novidade é o botão de menu que permite navegar e enviar comandos para facilitar a comunicação com bots.