_Espaço

Telescópio da NASA capta imagem de asteroide que passou perto da Terra

Segundo a NASA, este é o asteroide mais alongado já fotografado. Objeto tem quase duas vezes o tamanho do prédio mais alto do Brasil

Telescópio da NASA capta imagem de asteroide que passou perto da Terra

Imagem: NASA/Divulgação

A NASA divulgou imagens de um asteroide que passou próximo da Terra no último dia 3 de fevereiro. O objeto tinha quase duas vezes o tamanho do One Tower, o prédio mais alto no Brasil.

Batizado 2011 AG5, o pedregulho espacial passou a cerca de 1,8 milhão de quilômetros da Terra. Essa distância equivale a pouco menos de cinco vezes a distância entre a Lua e o nosso planeta.

As imagens foram captadas por meio de um radar planetário instalado no Observatório Goldstone, localizado na Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo a agência, este é o asteroide mais alongado observado até então pelo instrumento, tendo 500 metros de comprimento e 150 metros de largura.

O asteroide 2011 AG5

O corpo celeste orbita o Sol uma vez a cada 621 dias e terá um próximo encontro com a Terra apenas no ano de 2040. Nessa data, ele passará mais próximo, a apenas 1,1 milhão de quilômetros do planeta.

As observações foram feitas entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro e mostraram que o corpo espacial possui uma grande e ampla concavidade em um dos seus dois hemisférios. Além disso, ele tem regiões escuras e claras sutis, com algumas dezenas de metros, como pode ser visto no gif abaixo:

A NASA disse que o asteroide é tão escuro quanto o carvão, e que ele tem uma rotação lenta, levando cerca de nove horas para girar completamente.

Durante a sua passagem, a agência também usou a antena do Goldstone para medir com mais precisão a órbita do asteroide ao redor do Sol. Isso permitirá calcular se existe alguma chance do 2011 AG5 atingir a Terra em algum momento no futuro.

Até o momento, 1.040 objetos próximos da Terra foram observados pelo radar planetário da NASA. A agência usa esses dados para avaliar os possíveis riscos de impacto de objetos que possuem órbitas que se aproximam perigosamente da Terra.

Sair da versão mobile