Ciência

Ter sobrenome começando com A, B ou C gera boas notas escolares, diz estudo

Cientistas descobriram que professores tendem a corrigir melhor primeiros trabalhos, ou seja, de alunos com sobrenome que começam com A, B ou C
Imagem: Ben Mullins/ Unsplash/ Reprodução

Quem tem sobrenome que comece com A, B ou C tem chance de obter boas notas na escola, segundo um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan. A análise sugere que a sequência em que a lista de estudantes aparece para um professor, junto ao viés que as pessoas têm de classificação sequencial, podem influenciar nas notas finais de uma turma.

whatsapp invite banner

De acordo com o estudo, os alunos em desvantagem também recebem comentários mais negativos e menos polidos.

“Gastamos muito tempo pensando em como tornar a avaliação justa e precisa, mas mesmo para mim, foi realmente surpreendente”, disse Jun Li, co-autor do estudo. Por enquanto, a pesquisa está sob revisão de pares para publicação na revista Management Science. 

Entenda a pesquisa do sobrenome

Para o estudo, os pesquisadores analisaram mais de 30 milhões de registros de notas da Universidade de Michigan. Eles coletaram dados sobre os alunos e as atividades realizadas entre 2014 e 2022, junto ao registro universitário no Canvas, o sistema de gestão de aprendizado online utilizado.

A configuração padrão deste programa consiste em apresentar as atividades publicadas pelos alunos por meio da ordem alfabética de seus sobrenomes. Embora exista a opção de classificar as tarefas em ordem aleatória, não é o que costuma acontecer.

Como resultado, a análise dos dados evidenciou um padrão de declínio na qualidade das avaliações à medida que os professores avaliam mais tarefas.

“Nós suspeitamos que a fadiga é um dos principais fatores que está impulsionando esse efeito, porque quando você trabalha em algo por um longo período de tempo, você fica cansado e então começa a perder sua atenção e suas habilidades cognitivas estão diminuindo”, comentou Jiaxin Pei, também autor da pesquisa.

Prejuízo no desempenho

De acordo com o estudo, os alunos cujos sobrenomes começam com A, B, C, D ou E receberam uma nota 0,3 ponto mais alta em comparação com a nota que receberam em uma avaliação em sequência aleatória.

Da mesma forma, os alunos com sobrenomes mais no final do alfabeto receberam uma nota 0,3 ponto mais baixa – criando uma lacuna de 0,6 ponto.

Para 5% dos professores que dão as notas analisando as tarefas na sequência de Z para A, a inversão acontece como esperado. E os alunos com sobrenomes que começam com letras de Z a W recebem notas mais altas. Isso em relação ao que receberiam se fossem avaliados aleatoriamente.

Embora uma diferença de 0,6 ponto possa parecer pequena, o estudo evidenciou que a disparidade afetou as médias de notas dos alunos. Posteriormente, isso influencia as oportunidades em suas respectivas trajetórias de carreira.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas