Imagine se quando você se sentasse em frente ao seu computador ele o reconhecesse e liberasse o acesso a todas as suas contas na web. Nada mais de login ou qualquer coisa do tipo. É essa a promessa deste novo app da Ford. Sim, a montadora de carros.

Da mesma forma que outras empresas, a Ford vem usando chaves NFC já tem algum tempo. Quando você se aproxima do carro, ele destrava. Fácil assim. Agora a empresa criou o Ford Keyfree Login, uma extensão do Chrome que faz basicamente a mesma coisa, mas com suas senhas. Sua “chave” é o smartphone. Quando você está perto do seu computador, o celular conversa com a extensão do Chrome via Bluetooth e automaticamente entra com todas as suas senhas. Quando você se afasta, a extensão faz logout. Brilhante.

O Ford Freekey é um trabalho inteligente e bem feito. Parece que, afinal, Detroit PODE inovar. Como você pode ver no vídeo acima, é claramente um artifício marketeiro e existem alguns receios reais relativos à segurança. Não é meio esquisito o fato de que tudo o que alguém precisa para ter acesso a todas as minhas contas seja o meu celular? Qual o raio de proximidade? Além do que pelo app usar Bluetooth, ele deve drenar a sua bateria.

No momento o app só está disponível na França. A Ford planeja trazer seu gerenciador de senhas para a América em breve. [Fast Company]

Ford Keyfree Login from Ogilvy Paris on Vimeo.