Há tempos, viajantes de avião reclamam como são tratados como animais; agora, animais serão tratados melhor que a maioria dos passageiros da classe econômica. Um terminal inteiro será construído exclusivamente para animais, e incluirá um spa para cães, com direito a “pedicure” e uma piscina em formato de osso de cachorro.

O ARK at JFK é a clínica animal que cuidará dos bichinhos viajantes no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), em Nova York, a partir de 2016. O primeiro terminal privado para animais é aprovado pelo USDA, órgão americano que cuida da inspeção de animais; e oferece serviço completo 24h por dia. Ele cuidará da importação e exportação de cavalos de corrida, gado e animais de zoológico, além dos bons e velhos cães e gatos de estimação.

1350757293505520712 1350757293569154376

É uma grande vantagem para quem quer viajar junto dos animais de estimação ou precisa transportá-los para outro país. As alternativas atuais para quem entra em Nova York com animais incluem a VetPort, um lugar apertado e desatualizado do JFK, que prende os animais por 2h adicionais em acondicionamento federal.

1350757293638145864 1350757293729449800

Com 16.500 m² projetados pela Gensler, algumas das comodidades presentes no ARK incluem estábulos climatizados, uma pista de cooper, banheiros privados, uma Selva de Aventura para Gatos e uma espécie de motel para pinguins, que aparentemente precisam cruzar constantemente.

O arquiteto Cliff Bollmann sabe como criar espaços charmosos e confortáveis para viagens nos céus; ele foi o responsável pelo belo terminal da JetBlue (para humanos) também no JFK. Mas projetar um terminal exclusivo para passageiros animais é muito mais desafiador, especialmente devido a toda a sujeira que eles produzem, conforme ele explicou ao site Crain’s New York:

Além de fornecer abrigo temporário a nossos amigos peludos e penosos em trânsito, o Ark é projetado para abrigar dezenas de cavalos, além de até 180 cabeças de gado que podem produzir mais de 2.200 kg de excremento por dia.

Se não for adequadamente removido, isso pode levar a um cheio inaceitável para um projeto criado para atrair consumidores de alto padrão, que transportam seus lulus da Pomerânia ou gatos persas a locais distantes. Desta forma, Bollmann e seus colegas da firma de arquitetura Gensler criaram um plano engenhoso: angular o piso do curral do gado o suficiente para que o excremento deslize para dentro de um recipiente embaixo do piso. Eles a chamam de “calha de cocô”.

“Muitas ideias foram gastas até chegarmos nisso”, suspirou Mr. Bollmann. “Foram muitas reuniões de mais de 5h”.

1350757293804618568

Além dos novos detalhes e renderizações, podemos também dar uma espiada na instalação do Paradise 4 Paws no ARK at JFK, um resort animal onde os bichos podem passar a noite, ou até alguns dias.

O Paradise 4 Paws já tem instalações em alguns aeroportos – Dallas, Denver e Chicago – mas a instalação do JFK será ainda mais paradisíaca, até mesmo para padrões de hotéis humanos:

Para seduzir os passageiros que transportam seus animais em aviões privados saindo do distrito de Teterboro, em Nova Jersey, o Ark planeja oferecer acomodações animais que a maioria dos donos acharia bem confortável para um humano. Por exemplo, a instalação oferecerá suítes para cães que podem custar pelo menos US$ 100 por noite. Isso é 5 vezes mais caro do que a VetPort cobra, de acordo com Departamento de Estado dos EUA.

Mas a suíte inclui camas para cães grandes o suficiente para pessoas deitarem nela, televisores de tela plana, uma webcam e um porta-retrato ao lado da cama para uma fotografia de família “para fazer o seu animal de estimação se sentir em casa”.

Isso pode parecer o extremo da futilidade, mas mimar essas criaturas enquanto viajam é uma ideia bem esperta, tanto eticamente quanto financeiramente, conforme explica o CityLab:

O ARK é uma má ideia? É claro que não. Como mostra a Associated Press, ele representa um avanço na forma que tratamos os animais, incluindo animais de serviço verdadeiro. O Crain alega que a Autoridade Portuária irá coletar US$ 5 milhões de aluguel do ARK nos próximos 27 anos; e por qualquer que seja a razão, o transporte de animais está no auge em Nova York.

O ARK at JFK deve ser inaugurado no ano que vem. Ei, humanos, não fiquem tristes: pelo menos alguns aeroportos nos EUA criaram salas de ioga para nós. [Crain’s via CityLab]

Imagem por Ark Development LLC; rendezirações por Gralla Equine Architects.