Ciência

Terremoto mudou curso de um dos maiores rios da Terra

Quando um rio muda seu curso, há uma gradual descarga de sedimentos na superfície, que, eventualmente, causam uma elevação do leito do rio
Imagem: Unsplash/Reprodução

O curso do Ganges, um dos maiores rios da Terra, foi alterado há cerca de 2.500 após um terremoto devastador. A informação vem de um estudo publicado na segunda-feira (17), que aborda sobre os riscos de terremotos de grandes proporções no Sul da Ásia.

Os pesquisadores descobriram que esse terremoto de alta magnitude atingiu a região do Rio Ganges onde atualmente fica Bangladesh.

O rio Ganges é um dos maiores da Terra e forma o segundo maior sistema de rios depois do Rio Amazonas. Ele percorre mais de 2.500 quilômetros através do Norte da Índia e em Bangladesh, desaguando na Baía de Bengala.

Na prática, quando um rio muda seu curso, há uma gradual descarga de sedimentos na superfície, que, eventualmente, causam uma elevação do leito do rio. No entanto, quando um terremoto muda o curso de um rio, a descarga de sedimentos ocorre quase que instantaneamente.

Areia pressurizada

No novo estudo, os cientistas avaliaram uma característica sedimentar única em um lago recém escavado, próximo à capital de Bangladesh. Os pesquisadores observaram a presença de diques de areia verticais nas laterais, que são uma característica que surgem a partir de terremotos. Os diques ocorrem quando os terremotos pressurizam areia subterrânea e a injetam para o solo.

De acordo com os pesquisadores, os diques de areia surgiram ao mesmo tempo, há cerca de 2.500 anos. Segundo o estudo, essa é a prova do terremoto pode mudar um curso de um grande rio. Além disso, ele mostra como esse evento abrupto poderia ameaçar cidades em localidades vulneráveis.

Os pesquisadores também concluíram que, de fato, houve uma grande avulsão – o conjunto de processos que faz um rio mudar de curso –, com um terremoto de escala entre 7 e 8 atingindo essa região do Ganges.

Ainda de acordo com o estudo, a causa do terremoto foi uma provável movimentação de uma enorme placa tectônica submarina abaixo de Bangladesh.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas