Já é notícia velha, mas, em algum lugar do espaço, há um Tesla Roadster vermelho pilotado por um boneco vestido de astronauta. Ele provavelmente não funciona mais, e a NASA o oficialmente listou como um objeto celestial.

SpaceX lançou o foguete mais poderoso do mundo e levou um carro junto com ele
Se desse para trazer o Tesla do Elon Musk de volta do espaço, ele ainda funcionaria?
Carro que a SpaceX colocou no espaço é agora parte do registro de objetos celestiais da NASA

Mas agora que ele já está na nossa órbita, a questão que surge é, bem, ele vai colidir com alguma coisa? Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Toronto tenta responder essa questão. A resposta, obviamente, não sabemos.

“Estimamos a probabilidade de uma colisão com a Terra e Vênus nos próximos um milhão de anos ser de 6% e 2,5% respectivamente”, escrevendo os autores em um artigo publicado nesta sexta (16) no servidor de pré-impressões de física do arXiv.

O carro está agora em uma órbita elíptica que o levará além de Marte, a cerca de 260 milhões de km do Sol, de acordo com o The Verge.

Hanno Rein, autor do estudo, disse a CBSNews que ver os dados do objeto na base de dados da JPL o entusiasmaram. Os pesquisadores então calcularam um número de modelos com condições iniciais diferentes – é difícil modelar algo tantos anos a frente por causa dos muitos fatores gravitacionais que existem. Assim, eles precisam calcular dados estatísticos para obter resultados em porcentagens. A próxima vez que o veículo passará próximo da Terra será em 2091.

Para deixar claro, isso significa que é muito, muito improvável que o carro colida com a Terra. Mas obviamente a possibilidade de qualquer colisão calculada por humanos é um pouco preocupante, mesmo que ela venha a ocorrer muitos anos depois de já termos nos destruído.

“Sim, o modelo é tão preciso quanto pode”, disse Konstantin Batygin, astrofísico do Planetário Caltech. “Você possui previsibilidade orbital por um tempo, mas, eventualmente, uma inevitável difusão caótica ocorre. Mas é claro, 6% de chance que nos próximos milhões de anos o carro caíra dos céus não é algo que deveria te tirar o sono. Ainda assim, é um cálculo muito legal”.

Não seria incrivelmente irônico, no entanto se num distante futuro um antigo Tesla caísse do espaço em uma fábrica da Tesla?

[arXiv]