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Tesla exige exclusão de comercial que questiona segurança de crianças

Comercial questionou segurança ao mostrar carros Tesla a mais de 30 km/h passando por cima de manequins de tamanho infantil. Assista

Tesla exige exclusão de comercial que questiona segurança de crianças

Imagem: Dawn Project/Twitter/Reprodução

A Tesla deve exigir na justiça a exclusão de um comercial que mostra carros da companhia atropelando manequins infantis. A reivindicação está em uma carta obtida pelo jornal Washington Post enviada pela empresa de Elon Musk ao Dawn Project, que gravou os vídeos. 

O vídeo, que você pode ver abaixo, mostra veículos elétricos da companhia passam por cima de manequins com tamanhos de crianças enquanto trafegam em velocidades acima de 30 km/h. 

Na carta, a Tesla se opõe ao comercial gravado pelo grupo, que se autodenomina anti-Full Self-Driving – ou seja, são contrários ao sistema de piloto automático total, um carro-chefe da companhia. Segundo a companhia, as imagens são “difamatórias” e deturpam os recursos de seu software de assistência ao motorista.  

A propaganda pede a proibição do software Full Self-Driving Beta. O mecanismo mais avançado da Tesla permite que carros sozinhos em áreas urbanas, podendo manter e mudar de faixa automaticamente

“Exigimos que você cesse imediatamente e desista da disseminação de todas as informações difamatórias, emita uma retratação pública formal dentro de 24 horas e forneça à Tesla a documentação exigida abaixo”, dizia a carta endereçada ao dono do Dawn Project, Dan O’Dowd. 

A notificação, assinada pela vice-conselheira geral da Tesla, Dinna Eskin, exige ainda que O’Dowd e Dawn Project enviem registros e comunicações relacionadas à campanha publicitária anti-Tesla. 

Em resposta, O’Dowd foi enfático no Twitter. “O mestre golpista Musk ameaça me processar por causa de um anúncio de TV”, escreveu. “Acontece que o Sr. Absolutista da Liberdade de Expressão é apenas mais um bebê chorão escondido atrás da saia de seu advogado”. 

Segurança questionada 

O comercial do Dawn Project não foi o 1º a apontar falhas na segurança do piloto automático da Tesla. Em janeiro, o fabricante Luminar publicou um vídeo que mostra como seus sensores a laser permitem a identificação de crianças – enquanto os da Tesla, que são só baseados em câmeras, não. 

Além disso, a Administração de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA investiga pelo menos 16 acidentes nos quais proprietários de carros Tesla usavam o piloto automático e colidiram com veículos estacionados. Os acidentes resultaram em uma morte e 15 feridos. 

Musk já afirmou que espera que a função de assistência ao motorista da Tesla se transforme em um recurso 100% autônomo nos próximos anos. Hoje, o sistema conta com um software avançado de auxílio ao motorista. Na prática, ele continua totalmente engajado na operação do veículo quando em movimento.

A carta da Tesla chega dias depois do YouTube remover vários vídeos onde motoristas realizavam seus próprios testes de segurança para determinar se o piloto automático parava, ou não, quando crianças atravessavam a rua – uma resposta ao comercial do Dawn Project. 

Em contrapartida, apoiadores de Musk afirmaram que O’Dowd tem interesses escusos no sucesso do recurso. O empresário administra a Green Hill Software, que faz negócios com a General Motors, BMW e Ford. No Twitter, Musk classificou a empresa de O’Dowd como “uma pilha de lixo”. 

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