The Game Awards: “Baldur’s Gate 3” vence 6 das 8 indicações; qual o segredo?
“Baldur’s Gate 3”, do Larian Studios. foi o vencedor do prêmio mais cobiçado do The Game Awards, o de jogo do ano. O RPG desbancou concorrentes de peso, como “Alan Wake 2”, “Marvel’s Spider-Man 2”, “Resident Evil 4″,”Super Mario Bros. Wonder” e, um dos favoritos, “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom”.
O título é considerado um dos mais revolucionários dos últimos anos em razão de seu tamanho gigantesco e múltiplas possibilidades de finais diferentes, e venceu seis das oito categorias em que foi indicado. O game levou também as categorias de escolha dos jogadores, melhor multiplayer, melhor RPG, melhor suporte à comunidade e melhor atuação de voz.
A narrativa baseada em escolhas podem mudar completamente os rumos da gameplay. Os desenvolvedores estimam cerca de 1.000 variações diferentes para o final da história do jogo, que mudam conforme os players vão fazendo escolhas.
Embora o título seja bastante complexo e popular, principalmente, entre os fãs mais “hardcore” de jogos do gênero, ele conseguiu ultrapassar a bolha dos fãs de RPG e atingir outros públicos.
Outros destaques
Embora não tenha vencido na categoria principal, “Alan Wake 2” levou o prêmio de melhor direção, melhor direção de arte e melhor narrativa e foi um dos grandes premiados da noite. O jogo chegou após 13 anos de espera, com uma narrativa envolvente e bastante assustadora. Assim como um primeiro jogo da franquia, o título já é considerado um dos mais marcantes do gênero de “survival horror”.
Outro grande destaque da noite foi a Nintendo, que teve alguns jogos exclusivos premiados. “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom” venceu na categoria de melhor jogo de ação e aventura, “Super Mario Bros. Wonder” em melhor jogo para a família e “Pikmin 4” melhor jogo de simulação/estratégia.
“Starfield” e “Marvel’s Spider-Man 2”, exclusivos de Xbox e PlayStation, respectivamente, e que também foram alguns dos jogos mais aguardados de 2023, não venceram em nenhuma categoria. A escolha mobilizou críticas de fãs ao evento nas redes sociais. Sempre vai ter alguém contrariado, né?
Além de premiar os melhores de 2023 o Game Awards foi palco para a apresentação de teasers e trailers de jogos inéditos como o de “OD” , o enigmático projeto de Hideo Kojima em parceria com o cineasta Jordan Peele, famoso por longas recentes como “Corra”, “Nós” e “Não! Não Olhe”.