Nos EUA, The Office foi a série mais popular dos streamings de 2020
A empresa de pesquisa Nielsen está utilizando a mesma metodologia empregada para acompanhar a audiência TV tradicional em serviços de streaming. Durante seu painel na CES 2021, a empresa apresentou os conteúdos mais populares Netflix, Amazon Prime, Disney+ e Hulu, algumas das principais plataformas utilizadas em 2020. E quem liderou foi The Office, série de comédia que foi produzida entre 2005 e 2013.
Nos EUA, onde a análise foi feita, a produção teve 57,1 bilhões de minutos transmitidos a espectadores. Os outros programas que compõe o TOP5 são Grey’s Anatomy (39,4 bilhões de minutos), Criminal Minds (35,4 bilhões de minutos), NCIS (28,1 bilhões de minutos) e Schitt’s Creek (23,8 bilhões de minutos), respectivamente.
As listas são limitadas a audiência estadunidense e se concentram no número de minutos assistidos com base na visualização em TVs conectadas, excluindo dispositivos móveis e computadores. O processo é diferente do realizado pela Netflix, que calculam o número de famílias que assistiram a pelo menos dois minutos de um programa, apesar de não haver separação entre quem assiste duas horas ou 20 horas, por exemplo.
Em alguns lugares do mundo, The Office estava no catálogo da Netflix até o início deste ano; no Brasil, a série aparece no catálogo do Amazon Prime.
E adivinha quem liderou as listas de séries originais? Ela mesma, a Netflix. As produções mais assistidas foram Ozark com seus 30,5 bilhões de minutos transmitidos. Os próximos da lista são Lúcifer (19 bilhões de minutos), The Crown (16,3 bilhões de minutos) e Tiger King (15,7 bilhões de minutos). A única outra que se destacou não sendo da Netflix, foi The Mandalorian do Disney+, com seus 14,5 bilhões de minutos transmitidos.
Entre os filmes, Frozen II bateu o recorde com 14,9 bilhões de minutos, seguido por Moana (Disney +, 10,5 bilhões de minutos), Pets – A Vida Secreta dos Bichos 2 (Netflix, 9,1 bilhões de minutos), Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (Disney +, 8,4 bilhões de minutos) e O Grinch (Netflix, 6,2 bilhões de minutos). Nota-se que os filmes mais voltados para a família receberam maior atenção, talvez pelo fato de serem uma alternativa de distração para as crianças durante a pandemia.
No decorrer da apresentação, a Nielsen também anunciou o Theatrical Video On-Demand (TVOD), que irá medir a audiência dos filmes que podem ser alugados ou comprados quando lançados diretamente para consumo nos streaming e na TV paga. Apesar dos estúdios terem acesso aos dados básicos dos seus consumidores, a empresa afirma que poderá oferecer informações mais detalhadas como idade, gênero, etnia e território geográfico de quem está assistindo.