“The Sims 4” não será lançado na Rússia por causa de lei anti-homossexualidade

Desenvolvedora alega que não pretende "comprometer valores" no desenvolvimento de nova expansão do jogo e evita confronto com lei russa de 2013
Imagem: YouTube/Reprodução

A Maxis e a Eletronic Arts anunciaram que não pretendem lançar na Rússia o mais novo pacote de expansão para o jogo “The Sims 4”, chamado de “My Wedding Stories” (“Minhas Histórias de Casamento”, em inglês).

O motivo? As desenvolvedoras não querem problemas com uma lei anti-homossexualidade russa.

Promulgada em 2013, a lei proíbe conteúdo comercializado para crianças (com menos de 18 anos) que apresente a homossexualidade como uma norma social, rotulando-a como “propaganda”.

O “My Wedding Stories” é um novo pacote que expande os recursos de casamento existentes no jogo. Com ele, os usuários podem fazer um planejamento detalhado de um casamento, desde a escolha da decoração, passando pelas roupas, até o bolo da festa.

Na prática, qualquer personagem do jogo pode se casar no The Sims 4, não apenas casais heterossexuais, mas também homossexuais.

Entretanto, as peças de marketing da nova expansão trazem explicitamente o casamento entre duas mulheres, Dominique e Camille, o que enfrentaria resistência com a lei russa.

Em 2014, quando o “The Sims 4” foi lançado, o jogo recebeu uma classificação para maiores de 18 anos na Rússia, justamente por permitir relacionamentos amorosos entre pessoas do mesmo sexo.

Na época, a Eletronic Arts não quis alterar o conteúdo do jogo para melhorar a classificação do jogo no país. A mesma conduta está sendo usada agora ao não lançar o novo pacote na Rússia.

“A capacidade de contar histórias –qualquer história– está no centro do que fazemos no The Sims. Restringir a história de Cam e Dom significou comprometer os valores pelos quais vivemos. Estamos comprometidos com a liberdade de ser quem você é, de amar quem você ama e conte as histórias que você quer contar”, afirmou a desenvolvedora.

Vale destacar que a introdução da lei russa fez aumentar os casos de violência contra o público LGBTQIA+, sendo condenada pela organização Human Rights Watch e pelo Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

A nova expansão para o “The Sims 4” será disponibilizada para os usuários a partir de 17 de fevereiro.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas