Tecnologia

TikTok começa a cobrar taxas de usuários para não exibir anúncios

Rede social está testando um plano de assinatura sem anúncios e vai cobrar uma taxa dos usuários para não exibir publicidade na plataforma
Imagem: Unsplash/Reprodução

Quer evitar anúncios no TikTok? Pague por isso! A rede social busca mais um modelo de monetização, e agora começa a testar um serviço de assinatura mensal que remove anúncios da plataforma.

whatsapp invite banner

As informações são do site Android Authority, que obteve acesso ao código de uma nova versão do aplicativo TikTok. O vazamento indica que o plano de assinatura sem anúncios custará $4,99 por mês (R$ 25,77).

Segundo a Variety, um porta-voz do TikTok confirmou que a empresa lançou um teste em escala limitada de um plano de assinatura sem anúncios em um país de língua inglesa fora dos Estados Unidos. No entanto, o porta-voz se recusou a identificar onde o teste está ocorrendo.

Screnshoot mostra opção de assinatura do TikTok sem anúncios

Imagem: Android Authority/Reprodução

É importante ressaltar que o código descoberto pelo Android Authority indica que “o preço inclui IVA”, ou imposto sobre valor acrescentado. Os Estados Unidos não cobram IVA sobre bens ou serviços.

A rede social confirmou que os testes buscam viabilizar a viabilidade desse modelo de assinatura e a maneira como ele pode atrair os usuários.

Com mais de 1 bilhão de usuários mensais em todo mundo, o TikTok já provou ser uma plataforma popular. O modelo de negócios atual, porém, depende bastante da receita de anúncios para sustentar as operações.

Possível impacto da mudança

O plano de assinatura sem anúncios pode ser uma maneira de diversificar a receita do TikTok e reduzir sua dependência em publicidade. Mas o sucesso desse modelo depende do número de usuários que optarem por aderir ao plano de assinatura.

Portanto, o TikTok já negocia com grandes anunciantes para garantir que a receita perdida com a opção de assinatura sem anúncios seja compensada. A empresa está explorando diferentes estratégias para atrair anunciantes e garantir que eles continuem investindo na plataforma.

O TikTok está seguindo os passos de outras plataformas de mídia social, como o X e o YouTube, que já oferecem planos de assinatura sem anúncios. Essas empresas estão tentando equilibrar a necessidade de gerar receita com a demanda dos usuários por uma experiência livre de anúncios.

No entanto, a transição para um modelo de assinatura sem anúncios não é simples. As empresas precisam encontrar um equilíbrio entre a receita gerada pelos anúncios e o número de usuários dispostos a pagar pela assinatura.

Além disso, elas precisam garantir que os anunciantes continuem investindo na plataforma mesmo com a opção de assinatura sem anúncios disponível.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas