TikTok lança avatares de IA baseados em fotos dos usuários

A ferramenta está disponível apenas para alguns usuários por enquanto, mas pode se tornar um recurso global em breve
O consultor de mídias sociais Matt Navarra foi um dos primeiros a compartilhar os avatares IA do TikTok
Imagem: Twiiter/Reprodução

O TikTok está trabalhando em uma funcionalidade que criará avatares geradas por IA (Inteligência Artificial). A ferramenta está disponível apenas para alguns usuários por enquanto, mas pode se tornar um recurso global em breve.

O consultor de mídias sociais Matt Navarra foi um dos primeiros a compartilhar os avatares de IA no Twitter. Na terça-feira (25), ele disse que a ferramenta de avatar de IA tem duas camadas chamadas Lite ou Plus, e que os usuários podem usá-la apenas uma vez por dia.

Além disso, os usuários precisam enviar de três a dez fotos para que a tecnologia possa gerar um retrato realista o suficiente. O TikTok, então, gerará até 30 avatares em cinco estilos diferentes para o usuário escolher.

Navarra também compartilhou algumas capturas de tela que mostram que o TikTok excluirá a foto que o usuário enviar após escolher um avatar. Todas as fotos que um usuário enviar para o gerador devem obedecer às diretrizes da comunidade do TikTok.

Não está claro qual é a IA que o TikTok está usando para gerar esses avatares, mas o estilo artístico e a grande produção sugerem o Lensa.

O Lensa é um aplicativo de edição de fotos que viralizou em dezembro passado por sua capacidade de gerar dezenas de retratos gerados por IA de um usuário em diferentes estilos e gêneros.

O Lensa está repleto de compras e assinaturas no aplicativo, enquanto a versão do TikTok parece ser gratuita, pelo menos por enquanto.

De qualquer forma, há muita conversa sobre o lugar da IA na arte. No início deste mês, um artista ganhou um concurso de fotografia com uma peça criada com IA, apenas para rejeitar o prêmio.

O Lensa, o Gen-2 e o DALL-E 2 demonstram como pode ser fácil para um computador criar imagens e retratos a partir de texto e fotos. No entanto, o problema com a maioria desses geradores é a clara tendência de levantar material pré-existente (geralmente protegido por direitos autorais) de outras fontes.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas