Tecnologia

TikTok testa upload de conteúdos com até 1 hora de duração

Rede social chinesa, que já permite vídeos de até dez minutos, confirmou para alguns usuários e veículos de mídia que está realizando esse projeto de ampliação, mas não se pronunciou publicamente

Não é de hoje que o TikTok começou investir em conteúdos mais longos para competir com outras plataformas de vídeo como o Vimeo e, principalmente, o YouTube. Agora, a plataforma está testando uma nova possibilidade que pode transformar a experiência de usuários e também dos criadores.

A rede social chinesa, que já permite vídeos de até dez minutos e em formato paisagem, agora testa uploads de conteúdo com até 1 hora de duração. Os testes ainda são bastante limitados e apenas alguns usuários tiveram acesso à novidade, que ainda não tem previsão oficial de lançamento.

A novidade foi divulgada por Matt Navarra no Threads. A empresa confirmou para alguns usuários e veículos de mídia que está mesmo realizando os testes. Mas não se pronunciou publicamente nem deu maiores detalhes sobre o funcionamento da plataforma.

O TikTok ficou conhecido pelo modelo de vídeos verticais curtos. E agora está tentando ganhar espaço também com outros formatos. Para isso, está aproveitando sua grande base de usuários formada, em sua maioria, por jovens e adolescentes.

No ano passado, a plataforma de streaming Peacock disponibilizou um episódio inteiro de “Killing it” em algumas plataformas de vídeo. No entanto, em razão da limitação de tempo dos vídeos do TikTok, o conteúdo foi dividido em cinco partes de dez minutos.

Esta mudança no limite de tempo dos vídeos da rede social poderia ser uma maneira de diversificar o tipo de conteúdo. Ou seja, abriria espaço para mais opções de entretenimento e até conteúdos educacionais.

EUA vs TikTok

Os testes acontecem em meio à batalha entre o governo Biden e a plataforma chinesa, que pode estar com os dias contados nos Estados Unidos.

Anteriormente, no mês passado, o presidente Joe Biden sancionou uma legislação que pode banir o TikTok dos EUA. Após a lei entrar em vigor, a ByteDance, empresa que controla a plataforma, tem cerca de nove meses para transferir as operações em território americano para um comprador local.

A empresa chinesa, no entanto, não dá indícios de que cederá à pressão dos políticos locais e foi à justiça para contestar a decisão. Por fim, alguns membros da comunidade de criadores de conteúdo dos Estados Unidos também são contra a determinação. E, até o momento, oito processos já foram abertos contra o Estado.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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