À primeira vista, talvez este pareça um circuito impresso comum, mas esta placa – feita por Yuri Suzuki – na verdade mostra o mapa do metrô de Londres. E se você olhar mais de perto, lá estão componentes e resistores escolhidos para recriar o London Underground.

A engenharia da placa foi feita por Masahiko Shindo. Mas ela funciona? O Museu de Design em Londres, que exibe a placa em exposição, sugere que sim:

Ele criou uma coleção de objetos funcionais que tentam desmistificar a eletrônica, e dar ao usuário uma compreensão melhor de como as coisas funcionam.

A placa é uma tentativa de explicar melhor como funciona um circuito impresso. Isto deve ser muito interessante ao vivo. De acordo com o DesignBoom:

Ao posicionar estrategicamente certos componentes de bateria, alto-falantes e resistores por todo o mapa, os usuários podem entender visualmente as complexas redes associadas à eletricidade, e como a energia é gerada dentro de um rádio.

Eu queria que toda placa de circuito escondesse um mapa, ou alguma coisa. Se isso tornasse mais fácil entender o emaranhado de circuitos dentro dos nossos gadgets, tanto melhor.

O Tube Map Radio ficará em exposição no Museu de Design, em Londres, até janeiro de 2013. Veja mais fotos no Flickr de Yuri Suzuki.

[Design Museum via DesignBoom]