Ciência

Tratamento inovador contra câncer pode causar tumores, afirma órgão dos EUA

Órgão de saúde dos EUA recebeu 19 relatos de novos tipos de câncer no sangue em pacientes que receberam o tratamento estabelecido em 2017. Saiba mais
Imagem: FDA/Reprodução

Um tratamento contra o câncer que era considerado inovador e estava sendo usado desde 2017 pode, justamente, causar câncer. O alerta é da Food and Drug Administration (FDA), o órgão nos Estados Unidos que é equivalente à Anvisa no Brasil.

O tratamento, denominado CAR-T, foi aprovado pela primeira vez em novembro de 2017 para leucemia potencialmente fatal. Mas, de acordo com a FDA, o órgão de saúde recebeu 19 relatos de novos tipos de câncer no sangue em pacientes que receberam o tratamento.

CAR-T funciona da seguinte forma: o tratamento envolve a remoção de um tipo de glóbulo branco – células T – do sangue de um paciente com câncer.

Em seguida, engenharia genética é usada para produzir proteínas – receptores de antígenos quiméricos (CAR) – que permitem que as células T se liguem às células cancerígenas e as matem. As células projetadas são então colocadas de volta no sangue do paciente.

A FDA não descreveu os resultados da sua investigação, mas disse que estava “avaliando a necessidade de ação regulatória”.

Benefícios superam os riscos de câncer

Apesar do alerta da FDA, especialistas em câncer disseram ao NYTimes que os tratamentos salvaram a vida de milhares de pacientes com câncer no sangue.

Mesmo que exista uma ligação entre os tratamentos e um pequeno risco de um novo cancro no sangue, disseram os reguladores na terça-feira, os benefícios do tratamento superam os riscos. Esse sentimento foi ecoado pelos médicos envolvidos no tratamento do câncer.

Embora o risco hipotético fosse conhecido, “não o observamos” em pacientes, disse a Marcela V. Maus, diretora de imunoterapia celular do Massachusetts General Hospital.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas