Trilha de “A Pequena Sereia” é liberada; porque a canção original ficou fora?

Alan Menken e Lin-Manuel Miranda são os responsáveis pela trilha sonora. "A Pequena Sereia" chega aos cinemas nacionais em 25 de maio. Saiba mais da parte musical do live-action!
A Pequena Sereia
Imagem: Divulgação/Disney

Contagem regressiva para a chegada de “A Pequena Sereia” nas telonas. O novo live-action, inspirado no clássico musical de animação da Disney, estreia dia 25 de maio nos cinemas de todo o país. E para fazer aquele esquenta de respeito, o estúdio liberou nesta sexta-feira (19), a trilha sonora completa do remake. 

whatsapp invite banner

Anteriormente, na animação de 1989, as músicas foram produzidas pelo vencedor do Oscar Alan Menken (“Aladdin”), junto com Howard Ashman. Agora, o três vezes vencedor do Tony Award, Lin-Manuel Miranda (“Em um Bairro de Nova York”), se junta a Menken na coordenação da trilha.

O remake conta com faixas clássicas do desenho e também com adição de novas canções originais, cantadas nas vozes de Halle Bailey, Awkwafina, Jacob Tremblay, Daveed Diggs, Jonah Hauer-King, Melissa McCarthy, John Dagleish e Christopher Fairbank, ao lado dos instrumentais de Alan Menken.

A trilha sonora completa já está disponível nas plataformas digitais, como Spotify e YouTube Music. Ouça: 

As músicas em português também já estão disponíveis no Spotify! Laura Castro dá voz a Ariel e Andrezza Marsei interpreta Úrsula. Nomes como Ítalo Luiz, Glauco Marques, Carlos Campanille e Yuri Chesman também estão presentes na versão brasileira das canções. Veja:

E cadê a música “Filhas de Tritão”?

Ao observar a trilha sonora de “A Pequena Sereia”, é possível notar que falta uma música da animação: “Filhas de Tritão”. Para quem não lembra, no filme original as sereias começam um musical que no final teria a apresentação de Ariel. Porém, quando o momento chega, a irmã mais nova não está lá. O rei dos mares então fica furioso pela ausência da filha, que quer explorar o mundo dos humanos.

Em entrevista para a ComicBook, o compositor Alan Menken explicou que a música foi cortada porque não se encaixava com a proposta da nova versão. “Acho que a ideia [do corte] foi que não precisávamos da música nesta versão. Definitivamente queríamos que o filme começasse com uma sensação muito mais real do oceano e de Ariel fizemos você esperar até chegarmos a ‘Parte do Seu Mundo’ [para ter a cena musical]”, conta. 

“Foi uma ótima escolha porque constrói poder e expectativa. Parte disso também é saber que você está mexendo com algo que já é amado pelas pessoas. Então você quer gerar antecipação e atender as expectativas”, completa o compositor Alan Menken. Importante lembrar que “Filhas de Tritão” não é a única música que enfrenta mudanças no remake de “A Pequena Sereia”. 

A Pequena Sereia

“A Pequena Sereia” tem estreia prevista para 26 de maio – Imagem: Divulgação/Disney

Mudanças em mais canções

“Les Poissons”, interpretada no filme de animação pelo personagem Chef Louie enquanto Sebastian se vê preso na cozinha, também não está na trilha sonora. Além disso, houve algumas pequenas mudanças nas letras de duas canções: “Poor Unfortunate Souls” (em português, “Corações Infelizes”), cantada pela vilã Úrsula, e “Kiss the Girl” (em português, “Beije a Moça”) cantada por Sebastião. 

Dessa forma, as correções foram feitas como uma maneira da Disney adaptar “A Pequena Sereia” para o cenário da mídia moderna, onde as meninas mais jovens são expostas a mensagens mais positivas que lhes ensinam independência, consentimento e amor próprio.

Por fim, vale lembrar que a animação original de 1989 levou dois prêmios no Oscar por Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original por “Under the Sea”. Além disso, também ganhou dois Globo de Ouro pelas mesmas indicações, e um Grammy na categoria Melhor Canção Composta Para Mídia Visual. Relembre o trailer do live-action:

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas