Tudo da Apple terá padrão de carregamento USB-C até fim de 2024

Rumores também indicam que empresa planeja investir em sistemas de carregamento sem fio
usb-c

Na semana passada o parlamento europeu aprovou a regulamentação que estabelece o USB-C como padrão universal de carregamento para dispositivos móveis. A decisão deve afetar, especialmente, a Apple, única empresa no planeta a utilizar o padrão lightning. A companhia precisará mudar caso queira continuar vendendo produtos para os países da União Europeia.

De acordo com o colunista Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple planeja adotar o padrão não apenas nos iPhones, como já vinha sendo especulado há alguns meses, mas também nos AirPods e acessórios para Mac dentro dos próximos dois anos. A meta da empresa coincide com a data em que o padrão passará a ser obrigatório, em 2024.

Como Gurman informou em sua newsletter semanal, a gigante da tecnologia começou a testar o padrão de carregamento e a expectativa é que os primeiros dispositivos USB-C sejam lançados já no ano que vem. De acordo com as informações reveladas, o iPhone 15, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2023, terá porta USB-C.

Mesmo com os esforços para se adequar a legislação europeia e de outras regiões que pautam a discussão sobre o padrão de carregamento universal — como o Brasil que abriu uma consulta pública sobre o tema –, a Apple deve abandonar o carregamento por fio nos próximos anos e investir em sistemas de recarga wireless.

A legislação oferece um período de tolerância de dois anos para a adequação para garantir que as empresas possam se enquadrar na regulamentação corretamente e não sofram sanções injustamente. Com isso, a exigência de porta USB-C seria realidade apenas para o iPhone 17, mas a Apple parece não querer esperar até lá para se adaptar à norma.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas