Ciência

Tumba com esqueletos de 5 mil anos é descoberta em ilha da Escócia

Agora, os cientistas pretendem fazer uma análise de DNA para determinar se todas as pessoas enterradas lá eram parentes
Imagem: Museu Nacional da Escócia/Reprodução

Ruínas de um túmulo de 5 mil anos de idade foram encontradas nas ilhas escocesas de Orkney. No local, cientistas do Museu Nacional da Escócia localizaram 14 esqueletos articulados de homens, mulheres e crianças.

O museu divulgou a descoberta do local na última semana. A escavação revelou uma estrutura de pedra acessada através de uma passagem de 7 metros de comprimento e vestígios de outra pilha de pedras.

Os arqueólogos encontraram dois esqueletos posicionados como se abraçassem um ao outro, com duas crianças colocadas sobre suas cabeças. O curador do Departamento dos Tempos pré-históricos no Museu Nacional da Escócia, Hugo Anderson-Wymark, descreveu a descoberta como uma “façanha da engenharia”.

“Quando foi originalmente construído, o túmulo teria sido uma característica imensa na paisagem, e o trabalho em pedra no interior teria sido muito impressionante”, afirmou o pesquisador, em um comunicado.

“Não há nada na superfície que sugira que esta tumba tenha existido lá, mas já teria sido um monumento incrível. Temos sorte de eles nos terem deixado apenas o suficiente”, completou o pesquisador.

Outras tumbas na região

A tumba data de cerca de 3.000 a.C., quando as comunidades locais se concentraram na criação de gado. Milhares de anos depois, as pessoas ainda usam o campo para a criação de gado.

Sabe-se da existência de apenas 12 outras tumbas semelhantes em Orkney. Agora, os cientistas pretendem fazer uma análise de DNA para determinar se todas as pessoas enterradas lá eram parentes.

Além disso, a equipe de pesquisadores está investigando a possível relação desse achado com outras tumbas nas ilhas escocesas de Orkney. Algumas comunidades podem ter utilizado algumas dessas tumbas por várias gerações, ou mesmo por centenas de anos.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas