Uma turbina eólica de 220 metros de altura e com pás de 35 toneladas acaba de atingir um novo recorde mundial, produzindo incríveis 216.000 kWh de energia num período de 24 horas. Isso é o suficiente para alimentar uma casa nos Estados Unidos por 20 anos.

• Dinamarca estabelece recorde por ter quase metade de energia elétrica gerada pelo vento
• Fontes renováveis de energia crescem mais rápido que combustíveis fósseis pela 1ª vez

A turbina gigante, localizada na costa de Østerild, na Dinamarca, está estabelecendo um novo padrão para a energia eólica. A MHI Vestas Offshore Wind – uma parceria entre a Vestas Wind Systems e Mitsubishi Heavy Industries – revelou o protótipo de 9 megawatt (MW) no final de 2016. A máquina, chamada V164-8.0 MW, é uma versão melhorada no modelo de 8 MW da companhia, e permite produzir ainda mais energia quando está sob condições de vento favoráveis.

energia-eolica-dinamarca-pa

No dia primeiro de dezembro, a máquina produziu 215,999.1 kWh durante 24 horas, um novo recorde para turbinas eólicas offshore comercialmente disponíveis. Dado o sucesso desse teste, a empresa espera aumentar a produção de energia para seus consumidores, mas com menos turbinas e por um preço menor. A nova máquina é parte de um esforço maior para obter um aproveitamento melhor das turbinas marítimas em geral.

Assim como outros modelos de ponta, o V164-8.0 MW impressiona pela grandiosidade. Cada uma de suas pás possui 80 metros de comprimento, o equivalente a 9 ônibus convencionais. As pás pesam 35 toneladas cada uma, e ocupam uma área total de 21.125 metros quadrados – quase o mesmo tamanho da roda gigante London Eye. A plataforma tem 140 metros de altura, e quando a pá atinge o pico, toda a estrutura chega a medir 220 metros de altura.

energia-eolica-dinamarca-offshore

A Dinamarca continua como líder no campo de parques eólicos em alto mar. Em 2015, esse tipo de energia conseguiu exceder a demanda nacional. Apesar de ser uma conquista importante, essa ainda é uma indústria pequena na Europa, e vai demorar muito tempo até que a energia eólica resolva todos nossos problemas. Embora seja uma fonte de energia muito eficiente e limpa, é difícil que ela supere a energia solar, que está começando a fazer grandes avanços, especialmente nos Estados Unidos, China e Oriente Médio. Pelo menos esse recorde indica que a energia eólica tem muito potencial.

[MHI Vestas via Digital Trends]

Imagens: MHI Vestas