_Espaço

Turistas devem caminhar no espaço pela primeira vez em 2022

A caminhada espacial de civis faz parte de uma viagem particular fretada por Jared Isaacman, CEO da Shift4 Payments.

Caminhada espacial

Imagem: Polaris Program/Reprodução

Pode anotar na agenda: entre novembro e dezembro de 2022, teremos a primeira caminhada espacial realizada por civis. O evento ocorrerá durante uma viagem particular fretada por Jared Isaacman, co-fundador e CEO da empresa de processamento de pagamentos Shift4 Payments.

A meta faz parte do programa Polaris Down, que inclui três viagens espaciais organizadas pela SpaceX. Além de Isaacman, devem se juntar nesta primeira missão o piloto aposentado Scott Poteet e as engenheiras da SpaceX Sarah Gillis e Anna Menon. Apenas um deles participará da caminhada espacial, mas o pioneiro ainda não foi divulgado.

O primeiro voo do programa espacial será lançado a partir do foguete Falcon 9. Os tripulantes estarão a bordo da cápsula Crew Dragon, que será inteiramente despressurizada antes da caminhada. Por conta disso, serão utilizados trajes espaciais durante toda a viagem. 

A voltinha no espaço não será a única novidade desta primeira missão. A viagem deve durar cinco dias no total, navegando na órbita mais alta já atingida por humanos – embora a altitude exata não tenha sido especificada. 

A missão vai além de um simples passeio. Cientistas devem testar a comunicação entre espaço e Terra a partir dos satélites de comunicação Starlink da SpaceX. Também devem ser realizadas pesquisas médicas envolvendo os trajes espaciais, o que fornecerá dados para futuras visitas à Lua, Marte e além.

Isaacman também foi o responsável por fretar a missão Inspiration4, lançada em setembro de 2021. O bilionário está envolvido em todas as viagens do programa Polaris Down, que deve realizar ainda o primeiro lançamento da nave Starship da SpaceX em sua terceira fase. Esse é o foguete planejado pela empresa para levar astronautas à Lua no futuro. 

Sair da versão mobile