A TV estatal russa transmitiu um pequeno clipe sobre a brutalidade da guerra na Síria. Ou melhor, era isso que deveria ter acontecido. Mas o que passou, na verdade, foram imagens de um game chamado ARMA 3. E, por algum motivo, isso já aconteceu outra vez. E outra. E mais outra.

Autoridades dos EUA afirmam que russos hackearam as Olimpíadas de Inverno
Um rio na Rússia de repente se tornou vermelho feito sangue

A BBC foi o primeiro veículo em língua inglesa a noticiar o fato, depois de ele ter viralizado no Pikabu, o equivalente russo do Reddit. A cena do game, que dura apenas um segundo na tela, passou ontem à noite no Channel One TV, controlado pelo Kremlin, durante uma homenagem a um soldado assassinado na Síria.

Você pode ver o momento em que a cena do jogo entra no ar aqui. A íntegra do telejornal também está no YouTube.

A mídia russa, o presidente Vladimir Putin e o ministério de relações exteriores do país já usaram imagens falsas de games para fins de propaganda. O que é difícil de entender é por que eles têm feito isso. Há inúmeras cenas de guerra reais disponíveis. Por que recorrer aos videogames?

Será por que as cenas dos games aparentam ser mais “realísticas”, por causa de suas cores? Por pontos de vista como o de um sniper mirando? Pode ser a explicação para esse caso. Como você pode ver, as cenas do game são as mais cinematográficas do trecho.

Usuários do Pikabu também estão discutindo e criando suas próprias teorias sobre o caso. Alguns dizem que pode ser apenas um tipo de easter egg para gamers. Outros sugerem que pode ser um pedido de ajuda do editor, que teria sido forçado a incluir imagens desonestas.

Qualquer que seja o motivo, parece que a mídia estatal russa não é lá muito confiável, especialmente depois de coisas parecidas terem ocorrido mais de uma vez.

ARMA 3 foi lançado em 2013. O jogo se passa em um mundo futurístico de 2030, em que forças armadas da Rússia e da OTAN se preparam para um confronto. Pelo que temos visto nessa Nova Guerra Fria, esse futuro pode estar mais perto do que imaginamos, especialmente se levarmos em consideração que a propaganda vem dos dois lados, seja o Channel One do Kremlin, seja da Fox News e da Casa Branca.

Ok, sejamos justos: a Fox News nunca fez isso, pelo menos até onde sabemos. Não dá para dizer o mesmo da CNN. Sim, um dos canais de notícias mais conhecidos no mundo já usou imagens de videogame em seu noticiário. Em dezembro de 2016, cenas de um terminal de computador de Fallout foram usadas em uma matéria sobre os ataques hackers da Rússia.

Isso sim é fake news.

[BBC e Pikabu e YouTube]